Jardim com argila expandida: quais os benefícios e aplicações

Jardim com argila expandida

A argila expandida é um material versátil e sustentável que pode ser aplicado em diversos projetos de jardinagem, desde vasos e canteiros até hortas ou jardins verticais. 

São as suas características únicas, como o isolamento térmico e acústico, a durabilidade ou a permeabilidade, por exemplo, que fazem deste material uma excelente alternativa para diversos fins. 

Por isso, se está a ponderar ter um jardim com argila expandida, fique a par de todas as dicas para saber como deve ser feita a aplicação e respetiva manutenção. 

Quais são os benefícios da utilização de argila expandida nos jardins? 

A principal vantagem da argila expandida diz respeito à sua versatilidade, já que pode ser usada para diferentes finalidades. Mas quando se trata de jardins, estes são os principais benefícios: 

Leveza e permeabilidade 

A argila expandida é um material leve, facilitando, assim, a sua aplicação e reduzindo a carga sobre o suporte. Além disso, a sua alta permeabilidade permite a rápida drenagem da água, evitando a sua acumulação e a proliferação de fungos. Esta característica é particularmente importante em plantas que não toleram o excesso de água, como os catos, por exemplo. 

Isolamento térmico 

Este material atua como um isolador térmico, capaz de proteger as raízes das plantas das alterações de temperatura mais repentinas, quer seja no verão ou no inverno. 

Controlo de ervas daninhas 

A aplicação de argila expandida como cobertura morta ajuda a controlar o crescimento de ervas daninhas, reduzindo a necessidade de usar herbicidas e de mão de obra extra para a manutenção do jardim. 

Durabilidade e resistência 

Além de ser um material durável, a argila expandida ainda é resistente às intempéries, como sol, chuva e vento. Na prática, esta capacidade acaba por ajudar a prolongar a vida das plantas e a baixar os custos associados à manutenção. 

Retenção de água e nutrientes 

Por fim, a argila expandida possui a capacidade de reter água e nutrientes, fornecendo-os às plantas de forma gradual. Isto acaba por contribuir para um crescimento mais saudável e vigoroso das plantas, mesmo em períodos de maior seca. 

Oxigenação das raízes 

A argila expandida misturada com o substrato contribui para aumentar o teor de ar na matriz do substrato, proporcionando melhor oxigenação às raízes das plantas. 

Resiliência do substrato 

A alternância entre o estado seco e o estado molhado do substrato leva a que a sua matriz perca as características iniciais, aumentando substancialmente a sua compacidade e reduzindo bastante a sua permeabilidade. A mistura com argila expandida vai contrariar esta tendência, aumentando a resiliência da matriz do substrato. 

Como aplicar a argila expandida no jardim 

Cobertura morta 

A argila expandida pode ser usada como uma cobertura morta à volta das plantas, de modo a ajudar a reter a humidade do solo, a reduzir a evaporação da água e a prevenir o crescimento de ervas daninhas. Além disso, controla a temperatura do solo. 

Drenagem do solo 

A argila expandida pode ser utilizada para melhorar a drenagem do solo. Deve ser colocada diretamente no solo ou no fundo dos vasos, ajudando, assim, a evitar a acumulação indesejada de água nas raízes das plantas e reduzindo o risco do seu apodrecimento. 

Hidroponia 

A argila expandida é, frequentemente, utilizada como substrato em sistemas de cultivo sem solo - cultura hidropónica. No fundo, ela suporta as raízes das plantas enquanto permite a passagem de água e nutrientes para que elas cresçam de forma saudável. Esta aplicação é comum nos jardins verticais, por exemplo. 

Prevenção da compactação 

Quando o solo está compactado, ou seja, há uma redução do espaço entre as partículas que o compõem, torna-se mais difícil a passagem de água, nutrientes e do próprio ar, podendo conduzir à morte das plantas. Quando se utiliza a argila expandida, é possível garantir que há uma boa drenagem das raízes das plantas, que também conseguem respirar, já que este material ajuda nestes processos. 

Decoração em vasos 

Por causa da sua aparência, a argila expandida é usada também como um elemento decorativo em vasos ou projetos de paisagismo urbano, adicionando mais textura e um fator de interesse visual. 

Jardim com argila expandida: conselhos de aplicação 

O passo mais importante diz respeito à escolha do material. Uma vez que existem diferentes granulometrias de argila expandida disponíveis no mercado, é necessário escolher a mais adequada em função da aplicação que se pretende. 

Para a jardinagem ou floricultura, por exemplo, um dos materiais mais indicados é o Leca® Hydro. Esta opção, além de ter os vários benefícios já mencionados, é o único produto disponível no mercado que vai garantir o sucesso da cultura hidropónica. É especialmente útil para aumentar o armazenamento e reter a água. 

Para utilização na cultura hidropónica, deve-se colocar a planta dentro do vaso, por exemplo, e cobrir as raízes com a argila expandida na totalidade. Depois, é necessário adicionar água com nutrientes incorporados, até cerca de ⅔ do vaso. 

No caso de misturar o Leca® Hydro com substrato ou terra é importante que misture este material com ⅔ do substrato presente no vaso. No final, deve colocar essa mistura novamente no vaso. 

Por outro lado, existe também o Leca® Urban, um produto natural que tem especial foco na sua aplicação em camadas drenantes, além de proteger o solo à superfície de vasos, floreiras e canteiros. 

Se pretender utilizar o Leca® Urban, deve colocar a argila expandida na base do vaso, o equivalente a ¼ da sua altura. De seguida, é importante utilizar uma manta geotêxtil, colocando por cima o substrato. O último passo está reservado à camada de argila expandida que vai cobrir o substrato.

Please register your details first

Areas of interest