Leca® oferece solução leve para cobertura verde em complexo residencial

Papillon Nature

Leve e fácil de manusear. Foram estes os argumentos para a escolha do agregado Leca® para a construção de uma cobertura verde num empreendimento em Coimbra.

Dois edifícios simétricos com uma grande cobertura em betão, cujo contorno faz com que se assemelhem às asas de uma borboleta gigante, quando vistos de cima. Este é o aspeto pelo qual o projeto Papillon Nature, na cidade de Coimbra, mais se destaca e que inspira o seu nome.  

Destinados à habitação e comércio, os dois edifícios apresentam uma arquitetura de formas orgânicas, com varandas arredondadas e assimétricas, que criam o efeito de ondas na fachada e os distinguem também face às construções em redor. 

Leca® usada em cobertura verde e nas floreiras

No piso térreo entre os dois prédios, sobre a zona de estacionamento subterrâneo, foi criado um pátio que dá acesso aos apartamentos. Aqui foi instalada uma cobertura verde onde o agregado leve Leca® serviu como solução de enchimento. 

“Devido à existência de desníveis em cotas altimétricas dos pavimentos foi necessário colocar Leca® por ser um material leve e de fácil manuseamento”, explica Patrício Pascoal, da Pascoal & Pascoal, empresa promotora e responsável pela obra. “A Leca® foi espalhada e nivelada até à cota pretendida. Sobre esta camada colocou-se um filme de polietileno de separação, sobre o qual se aplicou uma Malhasol®. A seguir aplicou-se a betonilha de regularização e, por fim, o revestimento final”, conclui. 

Além da cobertura verde, a Leca® foi ainda utilizada nas floreiras existentes nas varandas arredondadas dos edifícios. “Foi aplicada a betonilha de regularização e colocadas telas de impermeabilização APP anti raízes. Aplicou-se depois a Leca® espalhada, com alturas entre 10 e 15 cm, e finalmente a manta geotêxtil e a terra vegetal”, resume Patrício Pascoal. 

Solução leve e fácil de aplicar

Para o projeto Papillon Nature a Pascoal & Pascoal selecionou, com o apoio da equipa comercial da Leca Portugal, o granulado de argila expandida Leca® Dur. Patrício Pascoal explica o porquê da prescrição: “Uma das vantagens da Leca® é a facilidade de manuseamento. Além disso, pode ser entregue sob várias formas. Neste empreendimento utilizámos os sacos de 50 l e os big bags de 1 e 3 m3”. 

No total, foram aplicados no projeto 400 m3 de agregado Leca® e o construtor ficou muito satisfeito com o resultado. “É um produto interessante pelas suas características e voltarei a utilizá-lo em projetos futuros”, termina. 

Informações do projeto


Obra: Empreendimento residencial Papillon Nature, em Coimbra (2018 - 2021)
Promotor: Pascoal & Pascoal Construções
Construtor: Pascoal & Pascoal Construções
Arquiteto: Pedro Karst Guimarães & Associados
Produto(s) Leca® aplicado(s): Leca® Dur em sacos e big bags 
Quantidade aplicada: 400 m3