Argila expandida Leca®

O que é a argila expandida?
A argila expandida é um agregado inorgânico e leve de forma aproximadamente esférica com uma estrutura porosa e superfície exterior vitrificada.
Cumpre a diretiva comunitária dos produtos de construção, de classe de resistência em fogo A1 e possui propriedades térmicas e acústicas para ser aplicada solta ou como agregado de um betão leve.
O processo de fabrico consiste em submeter argila, com determinada composição química e mineralógica, a altas temperaturas, resultando daí um produto totalmente inerte, leve e resistente. Sendo inerte e não absorvendo humidade do ar, a argila expandida Leca® mantém-se inalterada ao longo dos anos, podendo ser reciclada e reaproveitada infinitamente.
Como são produzidos os agregados leves de argila expandida Leca®?
Os agregados leves de argila expandida Leca® são produzidos em fornos rotativos a uma temperatura de cerca de 1200ºC e o processo passa por e fases distintas onde sofre uma série de transformações desde a argila extraída no barreiro até ao produto final.
Os oito passos do ciclo de produção são:
Extração da argila: a argila é recolhida no barreiro e levada para um depósito, depois de retiradas as pedras maiores.
Substitutos da argila: a argila é misturada com produtos originários de resíduos recuperados para reduzir o consumo de argila e preservar assim a matéria-prima natural. Estes produtos de substituição consistem em produtos excedentes ou resíduos biológicos de outras indústrias.
Esmagamento: as pedras menores são esmagadas e a argila é pressionada através de pequenos orifícios.
Amassamento: a argila é amassada com um pouco de água para facilitar o seu processamento.
Secagem: a argila atravessa a primeira parte do forno, o forno de secagem, onde a água evapora e a argila é aquecida a 400°C. Este é o lugar onde os grânulos obtêm o seu tamanho normal à medida que a argila se parte em partículas menores.
Queima: Na próxima parte do forno - o forno de queima - o processo é um pouco mais rápido. A argila é aquecida a 1150 °C iniciando uma fase de expansão que resulta na criação de agregados redondos e leves. Como combustível é utilizada uma combinação de carvão e resíduos industriais.
Crivagem: quando os agregados leves são retirados do forno são arrefecidos e colocados num sistema de crivagem que os separa em diversas frações com base no tamanho do grânulo.
Embalagem: no final, os agregados leves são classificados em classes granulométricas, sendo ensacados ou fornecidos a granel.