Argila expandida: quais as vantagens e aplicações

Argila expandida Leca®

Desconhece as várias utilizações da argila expandida e todas as suas vantagens? Aqui vai ficar a par da versatilidade deste material leve e sustentável.

O que é a argila expandida?

A argila expandida é um agregado inorgânico que tem origem na expansão da argila natural quando entra em contacto com altas temperaturas. 

De forma redonda, estrutura leve e porosa, este material reúne diferentes características que lhe atribuem o título de “tudo-em-um”. Além de resistente ao fogo, a argila expandida possui propriedades térmicas e acústicas para ser aplicada solta ou como agregado de um betão leve.

As suas particularidades tornam-na, por isso, num material de utilização versátil, podendo ser aplicada tanto em edifícios como em infraestruturas, ou contribuir para a gestão de águas pluviais e floricultura, por exemplo.
 

Produção da argila expandida: conheça passo a passo?

O processo de fabrico da argila expandida passa por diferentes fases onde sofre uma série de transformações, desde o momento da sua extração até chegar ao produto final. Ora veja. 


Extração da matéria-prima
Em primeiro lugar, é necessário recolher a argila no barreiro e, posteriormente, levá-la para um depósito onde será feita uma seleção das pedras, para se conseguir retirar as maiores. 


Tratamento da argila
Nesta fase, a argila percorre algumas etapas de processamento para que sejam removidas impurezas, se uniformize e misture a matéria para dar forma ao produto final. 
Neste processo, são utilizados os produtos de substituição, ou seja, produtos excedentes ou resíduos biológicos de outras indústrias, com o objetivo de reduzir o consumo de argila e preservar, assim, a matéria-prima natural.
As pedras menores são esmagadas e a argila começa a ser pressionada através de pequenos orifícios. Depois, a matéria-prima é misturada com um pouco de água para facilitar o processo de amassamento e secagem.
Já na fase de secagem, a argila é exposta ao calor do forno rotativo utilizado na sua produção. É colocada uma temperatura de cerca de 400ºC para que a água se evapore e se comecem a formar os grânulos, que ganham o seu tamanho normal à medida que a argila se parte em pedaços menores.


Queima da argila
Após a passagem pela primeira parte do forno, a argila segue caminho até chegar ao forno de queima, em que o combustível utilizado é uma combinação entre carvão e resíduos industriais.
Aqui, ela é exposta a altas temperaturas, habitualmente a rondar os 1150 °C, começando a expandir e a criar pequenas esferas de argila com bolhas de ar no seu interior, devido à pressão que se forma.
A expansão do material a uma temperatura controlada dá origem a uma matéria-prima leve, porosa e resistente, de propriedades únicas.


Crivagem e embalamento
Quando os agregados leves são retirados do forno são arrefecidos e colocados num sistema de crivagem, que pretende separar os grânulos em diversas frações.
Dependendo do tamanho e da finalidade, as esferas de argila expandida podem ser classificadas em diferentes tamanhos. As maiores são, frequentemente, utilizadas em sistemas de drenagem, enquanto as menores são utilizadas em materiais de construção como a argamassa, por exemplo.


No final, os agregados leves são separados por tamanho de partículas, podendo ser ensacados ou fornecidos a granel.
 

processo fabrico argila expandida Leca

Algumas aplicações da argila expandida

O agregado leve de argila expandida é um “tudo-em-um”, uma vez que é capaz de combinar inúmeras características fundamentais para o habitat - isolamento térmico, isolamento acústico, resistência, leveza, e muitas mais.

Na hora de escolher, este material é apreciado por muitos profissionais de diferentes áreas, e não só. Perceba porquê.


Na construção civil

A argila expandida é utilizada como agregado leve em betão, argamassa e outros materiais de construção. Aqui, pode ser vista em lajes, paredes ou pisos, por exemplo, proporcionando isolamento térmico e acústico, além da redução do peso da estrutura, devido à baixa densidade. 
A porosidade da argila faz dela uma ótima solução de isolamento térmico e acústico, ao reduzir a transferência de calor e som entre pisos, o que torna qualquer espaço mais confortável. É, por isso, um material adequado para a construção de edifícios com maior eficiência energética.

Projeto de referência: Edifícios das escolas Westside e Bayside, em Gibraltar.


Na drenagem

Esta matéria-prima pode ser também utilizada como enchimento em sistemas de drenagem para evitar a acumulação de água subterrânea e coberturas de superfícies. 

A baixa densidade e porosidade oferecem à argila expandida a capacidade de absorção de água e retenção de humidade, tornando-a útil em sistemas de drenagem, tratamento de água e irrigação.

Projeto de referência: Biovaleta Drenante, Guimarães.


Na floricultura

Cada vez mais, a argila expandida é um recurso usado na hidroponia, ou melhor dizendo, na arte de cultivar plantas sem solo. 
Ela assume a função de substrato para plantas, permitindo melhorar a absorção de água e nutrientes, essenciais para um crescimento saudável.
Mas não só. Esta matéria-prima também é usada como cobertura do solo, já que permite controlar fatores como a temperatura e a humidade, garantindo, assim, a absorção do excesso de água e a sobrevivência das plantações.


No armazenamento de energia térmica

A versatilidade da argila expandida não se esgota. Um metro cúbico de argila permite produzir cinco metros cúbicos de agregado natural e durável. Sabia disto? 
Só é possível graças à densidade baixa do material. Esta sua capacidade torna, então, possível armazenar energia térmica. Ou seja, ela conserva o calor em painéis solares, durante o dia, libertando-o durante a noite, ou quando é necessário aquecer um espaço.

áreas estratégicas

Qual é o impacto da argila expandida para o meio ambiente?

Há várias propriedades pelas quais a argila expandida se destaca. Mas a sustentabilidade é a qualidade que faz dela a estrela de muitos projetos nos quatro cantos do mundo. E porquê?

  • A argila expandida é produzida a partir de uma matéria-prima natural - a argila;
  • O processo de produção não utiliza produtos químicos tóxicos. Por isso, ajuda a preservar os recursos naturais e, ao mesmo tempo, a reduzir o impacto ambiental da produção de materiais de construção;
  • É um material durável e resistente, que não requer grande manutenção. Por este motivo, tem um tempo de vida útil maior, quando comparado com outros materiais;
  • Pode ser reutilizada inúmeras vezes, podendo ser aplicada em novos projetos com finalidades distintas;
  • Por fim, esta matéria-prima é também reciclável. Além de ser útil para a produção de novos produtos, este fator contribui para a redução de resíduos enviados para os aterros sanitários, ajuda a armazenar energia e, sobretudo, a preservar o meio ambiente, não comprometendo o bem-estar das gerações futuras.

Please register your details first

Areas of interest