Leca Portugal SA inaugura Parque Fotovoltaico

Leca Portugal SA inaugura Parque Fotovoltaico

Energia produzida corresponderá a cerca de 25% das necessidades elétricas anuais da fábrica de produção de argila expandida

A Leca Portugal SA, empresa do Grupo Saint-Gobain, inaugurou no dia 2 de junho de 2022 o parque fotovoltaico para produção de eletricidade na sua fábrica de Avelar. A redução do consumo elétrico da rede e a diminuição da pegada carbónica da unidade de produção de argila expandida são os principais objetivos desta instalação.

A inauguração oficial contou com a presença de Torben Dyrberg  (CEO da LECA Internacional), José Martos (CEO da Saint-Gobain Portugal), António Domingues (Presidente da C.M. de Ansião), Fernando Inácio Medeiros (Presidente da Junta de Freguesia de Avelar), representantes das empresas Reenergy e Bluemint (parceiros na execução e financiamento) e da equipa da Leca Portugal envolvida no projeto.

No total, foram instalados 2222 módulos fotovoltaicos numa área de cerca de 1ha nos terrenos da própria fábrica.

Reduzir o consumo elétrico e otimizar a produção

Além de reduzir a fatura energética da fábrica, através da diminuição do consumo elétrico da rede, a iniciativa permite também a otimização da linha de produção. 
O projeto assume também grande relevância do ponto de vista ambiental e da sustentabilidade. Para além dos benefícios económicos de obtenção de energia a custo mais baixo, o projeto contribui também para a redução do consumo de energia elétrica de origem fóssil, bem como para a utilização de uma fonte de energia endógena.

O recurso à energia fotovoltaica permitirá aliviar a pressão sobre a rede elétrica, beneficiando toda a região, assim como diminuir as perdas no seu transporte e, principalmente, contribuir para reduzir em cerca de 1105 toneladas ao ano as emissões de dióxido de carbono da fábrica. Um objetivo que encaixa no compromisso da Saint-Gobain, grupo empresarial que a Leca Portugal SA integra, para reduzir em 30% as emissões de CO2 até 2025 e atingir a neutralidade carbónica até 2050.


Bernardo Mendonça, Regional Industrial Manager na Leca Internacional e gestor do projeto, explicou em entrevista aqui como será usada a energia e sublinha os benefícios ambientais desta iniciativa.