“Fortalecer o posicionamento da marca Leca® no mercado da distribuição é o nosso principal objetivo de 2024”

entrevista APCMC desafios 2024

2024 traz mudanças para a Leca Portugal SA., no âmbito da comercialização dos seus produtos. Em entrevista à revista “Materiais de Construção, Cecília Cardoso, Responsável de Comunicação, fala nas mudanças estratégicas, no compromisso da empresa em fortalecer a presença da marca Leca® e proporcionar soluções e serviços diferenciados, num mercado em constante evolução.

Quais as novidades/desafios para 2024, no que se refere à atividade da distribuição da argila expandida Leca®?

No que se refere ao setor da distribuição, a Leca Portugal tem em mãos um enorme desafio. Nos últimos 15 anos a comercialização dos produtos ensacados Leca® e a gestão da relação com o Cliente distribuidor de materiais de construção foi da responsabilidade da Saint-Gobain Portugal através da empresa Weber Portugal. No entanto, o ano de 2024 vai marcar uma viragem significativa, pois a responsabilidade passará integralmente para a Leca Portugal, retomando-se o modelo inicial. Isto é: a estrutura comercial da empresa Leca Portugal, SA passará a ser responsável pela comercialização da argila expandida da marca Leca®, em Portugal, nas suas várias formas de entrega: a granel, em big bags, em sacos. Podemos dizer que se trata de um regresso às origens, com o olhar posto no futuro.

Naturalmente que esta mudança, ao fim destes 15 anos, constitui um desafio que exigiu uma reorganização interna em todos os departamentos. Durante estes anos, a Weber Portugal desempenhou notavelmente esta função, mas acreditamos que esta mudança será vantajosa para ambas as empresas e, sobretudo, para o Cliente. A Saint-Gobain Portugal pode agora concentrar-se no seu amplo portfólio de produtos, enquanto a Leca Portugal irá concentrar-se exclusivamente na argila expandida Leca®, procurando expandir o seu mercado e promover as suas soluções, estreitando as relações com o Distribuidor, ajudando-o a fazer crescer o seu negócio. Evidentemente que esta alteração não altera a nossa posição no grupo Saint-Gobain.

Que alterações podemos esperar?

A primeira alteração visível será na designação da gama de produtos. Teremos uma designação da gama mais intuitiva pelo facto de simplificarmos as designações dos agregados leves de argila expandida Leca®, recorrendo a uma escala utilizada noutras áreas de negócio - no vestuário, por exemplo - e que também a Leca Portugal já utilizou no passado: XS, S, M, L. Ou seja, a designação do produto está diretamente relacionada com o seu tamanho, com a sua granulometria. Comparando com a designação anterior, na realidade só há duas diferenças: o Leca® Dur passa a ser designada por Leca® M e o Leca® Light Plus por Leca® L. As restantes designações já estavam presentes no mercado e não sofrem alterações: Leca® XS e Leca® S.  Manteremos a gama de pré-misturados composta pelo Leca® Uno e Leca® Mix, e o produto especial Leca® Dry para aplicação sob soalho de madeira. 

A sustentabilidade continua a ser um pilar estratégico muito importante e, nesse sentido, são utilizadas embalagens com mais de 30% de plástico reciclado, perspetivando-se no futuro próximo um aumento desta percentagem por parte dos fornecedores de embalagens. Estas serão algumas alterações em termos de produto que serão acompanhadas também por serviços que pretendemos garantir e melhorar.

E quais são esses serviços?

A mudança que esperamos que seja mais impactante para o nosso Cliente será o facto de ter uma equipa comercial dedicada exclusivamente aos produtos de argila expandida Leca®. Além de prestar o suporte comercial, apoiará o Distribuidor na promoção das soluções com argila expandida Leca® junto dos seus clientes.
A argila expandida é um produto cujas características a tornam numa escolha favorável em práticas construtivas sustentáveis. Neste sentido, vamos desenvolver ações de formação técnica sobre os produtos e soluções Leca® com especial atenção às que contribuem para uma construção mais sustentável através de uma redução substancial de consumo de matérias-primas. Este conhecimento facilitará a identificação das soluções mais adequadas para as necessidades específicas do cliente final, permitindo ao Distribuidor prestar conselhos informados.

No que diz respeito à comunicação, vamos fortalecer a imagem da marca Leca® nos pontos de venda, utilizando suportes adaptados ao espaço de cada loja, e disponibilizar documentação de apoio técnico-comercial.
Os nossos webinars mensais, intitulados Leca® 5ª às 5, que iniciámos em 2021 e que, este ano, contaram com uma média de 200 participantes por sessão, continuarão com a quarta temporada. Estamos também a planear temas específicos dedicados ao segmento da distribuição de materiais de construção, numa demonstração do nosso compromisso em fornecer conteúdo relevante.
Destaco ainda outro serviço fundamental: a logística. Este serviço desempenha um papel crucial no êxito operacional de qualquer empresa, e na Leca Portugal não é exceção. As características da nossa equipa, como a atenção ao detalhe, a comunicação eficaz e a habilidade para resolver desafios logísticos de forma ágil, assumirão uma importância ainda mais central e serão, sem qualquer sombra de dúvida, uma grande mais-valia para o nosso Cliente distribuidor.

Quais considera ser os fatores críticos para o sucesso destes desafios?

O facto crítico é só um: ter uma equipa de pessoas forte, coesa e motivada, com um bom conhecimento do mercado e dos seus players, um sólido conhecimento técnico dos produtos Leca® e suas aplicações, focada no Cliente, procurando antecipar as suas necessidades e resolver as suas “dores”. São estas as características da equipa Leca Portugal. Apesar de sermos poucos, estamos alinhados com objetivos claros e bem definidos para o cumprimento de uma estratégia que acrescente valor ao negócio do nosso Cliente. Certamente que iremos enfrentar momentos desafiantes, especialmente durante esta transição, mas confiamos no nosso coletivo e na atitude colaborativa dos nossos clientes. 


Revista Materiais de Construção, n.º 206, APCMC.

Please register your details first

Areas of interest