Economia circular e processo de combustão

Economia circular e processo de combustão

A fábrica de Hinge tem três fornos ativos que produzem 200 mil m3 de agregados leves, cada um, por ano - num volume total de 600.000 m3. Claro que isto requer muito combustível pois os fornos rotativos trabalham a 400 graus, na parte de secagem do forno, e a 1150 graus no forno de queima.

Os fornos funcionam praticamente 24 horas por dia, 365 dias por ano. Na maioria das fábricas Leca®, os biocombustíveis são utilizados em conjunto com o carvão para combustão, com o objetivo de reduzir o mais possível as emissões.

"A maioria dos nossos projetos têm origem em tentativas de substituir os combustíveis fósseis por combustíveis de resíduos ou a matéria-prima na substância de mistura da Leca® por resíduos", afirma Jesper Schmidt, Gestor de Projetos na Fábrica de Hinge, Dinamarca.

Combustíveis de resíduos combinados com combustíveis fósseis

Na fábrica de Hinge na Dinamarca, os combustíveis de resíduos líquidos da indústria farmacêutica, principalmente da Novo Nordisk são utilizados em conjunto com o carvão. Os combustíveis líquidos são principalmente água e solventes.
"Além disso, estamos a planear substituir o remanescente de carvão por desperdícios de madeira que são muito melhores para o meio ambiente", explica Jesper Schmidt.

Eliminar a reentrada de ar

Outra ideia ainda em fase de testes, é a colocação de uma tampa nas fornalhas para evitar a reentrada de ar. Esta solução deve aumentar a produtividade sem aumentar o consumo de energia e, assim, reduzir o consumo de energia por metro cúbico de Leca® produzido.

Aquecimento urbano

Como os fornos das fábricas Leca® funcionam durante quase todo o ano, o calor dos fornos pode ser entregue facilmente a sistemas de aquecimento urbano nas cidades próximas da fábrica. "Desta forma, a Leca pode-se tornar num fornecedor de dois produtos em vez de um", afirma Jesper Schmidt. Na Dinamarca, debate-se atualmente este tipo de aquecimento urbano. A produção deste aquecimento será feita através da limpeza e arrefecimento do gás de combustão. Ao reduzir a temperatura dos gases de combustão de 180 °C para 30-60 °C, o calor é transferido para o sistema de aquecimento urbano, a partir do qual é direcionado para as casas onde pode ser utilizado. Esta iniciativa será benéfica para os fornecedores de aquecimento urbano, para os residentes das cidades próximas e para a Leca Dinamarca.

producao