Construção pesada com Leca para um melhor ambiente

As alterações climáticas são um importante tema de discussão nos últimos anos, e apesar da indústria de construção ter tido um arranque lento, Mats Pettersson, CEO da Murbiten em Gotemburgo, diz que a tendência vai na direção certa. Há um grande interesse em casas com paredes grossas, por parte dos consumidores e dos contrutores, embora haja ainda um longo caminho a percorrer.

"Somos uma empresa tradicional, apaixonados pelos edifícios robustos e pesados, pelos materiais densos e pela sustentabilidade. O meu sonho é o de só construir casas com inércia, com materiais pesados." - diz Mats.

No duro clima nórdico são precisos materiais resistentes que consigam suportar a humidade, que é um desafio. A construção pesada, como as casas de blocos, é uma solução para a construção de casas sustentáveis que possam suportar bem a humidade.

Sob a perspetiva ambiental e de preservação de recursos naturais, é muito bom construir edifícios em que não seja necessário renovar a fachada a cada 10 anos. Além da longevidade, existem outros parâmetros importantes quando se olha para a construção sustentável: a saúde e bem-estar dos utilizadores, o ambiente no interior, o conforto acústico e a economia. Contudo, é muito comum olhar para o custo imediato das soluções, em vez de se olhar para os seus custos ou encargos a longo prazo. Há uma tendência na indústria para escolher soluções com custos iniciais mais baixos em vez das que têm custos a longo prazo inferiores.

"É realmente mais fácil obter o retorno do investimento com construção pesada, considerando o baixo custo de manutenção", continua a dizer Mats.
"Será que esta construção é sustentável? Eu diria que esta é a questão mais importante: com que frequência tem de renovar a sua casa?"

 

Material previsível com o qual seja fácil de trabalhar

Ao optar por construir uma casa com blocos Leca®, consegue obter uma construção bem isolada, benefeciando de todas as vantagens das paredes pesadas, tais como resistência à humidade, isolamento sonoro e armazenamento de calor (ou inércia térmica).

"Se continuássemos a construir as casas desta maneira, teríamos melhores construções no futuro."

A experiência de Mats realça a vantagem de usar o bloco Leca® com o qual é fácil trabalhar. “Não abdicamos das suas vantagens: é bom para o ambiente e não produz resíduos significativos, podendo ser personalizado e usado de muitas maneiras."  

A utilização de um material como os Blocos Leca, que consiste de facto, num produto homogéneo, significa maior previsibilidade quanto ao seu comportamento à humidade, calor, etc., comparando com a utilização de materiais heterogéneos numa mesma parede. Transforma-senum processo fácil se apenas utilizarmos blocos, tornando tudo mais fácil para o construtor.

- Uma parede pesada é uma construção mais segura. Se lançar água sobre ela, esta seca por si.

 

construcao
 

Mats Pettersson, CEO da Murbiten em Gotemburgo