"Leca Portugal, SA tem uma longa e sólida história de inovação e desenvolvimento de soluções construtivas sustentáveis"

Rui Ramos, Diretor Comercial & Marketing da Leca Portugal, deu uma entrevista à revista "Materiais de Construção" da APCMC, onde falou sobre a empresa, os produtos e a importância da ecoeficiência e sustentabilidade para o futuro das empresas.
"A argila expandida com a marca Leca® está presente em Portugal desde 1970. Depois de várias vicissitudes e acompanhando a globalização da economia e dos mercados, a Leca Portugal, SA integrou o Grupo Saint-Gobain em 2007. (...)
A Leca Portugal, SA tem uma longa e sólida história de inovação e desenvolvimento de soluções construtivas sustentáveis. Neste momento o nosso foco está, por um lado, na promoção das soluções já existentes e das inúmeras aplicações da argila expandida em áreas menos tradicionais, nomeadamente na jardinagem, floricultura, gestão de águas pluviais; e por outro na consolidação de soluções que já se afirmaram no mercado, como o betão leve Leca® Uno: trata-se de um produto único no mercado, que representa uma evolução na execução de camadas de forma e pendentes em pisos e coberturas de edifícios, com impacto na economia e na qualidade das construções. Permite executar o enchimento/pendente numa operação só; regulariza a superfície dispensando a aplicação de betonilha; a aplicação é muito mais rápida e os tempos de secagem inferiores. Além disto, a aplicação do Leca® Uno reduz a quantidade de desperdícios e resíduos em obra e, devido à sua leveza, a sua movimentação é mais fácil e requer menos esforço por parte do operador.
Destaco ainda duas áreas que estão a mobilizar a nossa atenção: os trabalhos que estamos desenvolvendo na área dos betões leves resistentes com argila expandida, em parceria com o ISEC - Instituto Superior de Engenharia de Coimbra com a colaboração do Professor Hugo Costa, e o desenvolvimento da Argila Calcinada, para utilização em diversos produtos de base cimentícia, melhorando não só a sua performance como contribuindo para um produto com menor emissão de CO2.
Leia a entrevista na íntegra no link abaixo (págs. 64-67)