Navegando nos desafios da Inovação
Kim Rosenbom, Business Development and Sustainability Director, na Leca Internacional, partilha a sua opinião sobre os desafios da inovação no sector da construção.
A inovação é “sinónimo” de progresso, especialmente na indústria da construção. À medida que a Europa se esforça para construir de modo mais sustentável e ecológico, os produtores de materiais de construção como a Leca Portugal devem estar na vanguarda desta tendência. Contudo, a transição não é tão simples quanto muitos gostariam, e este artigo destaca alguns dos desafios que enfrentamos.
Sustentabilidade
A indústria da construção enfrenta uma crescente pressão para adotar práticas sustentáveis e os produtores de materiais de construção são parte deste repto. Equilibrar a necessidade de materiais com baixa pegada de CO2 com a rentabilidade é um desafio.
A sustentabilidade tem um custo, mas nem sempre é valorizada pelos players do mercado. No entanto, a Leca Portugal está comprometida em melhorar a pegada ambiental dos seus produtos, investindo em energia solar e biomassa. O nosso próximo passo, já em 2024, é a redução da pegada de CO2 em aproximadamente 50%, comparativamente a 2020.
Adaptação aos Princípios da Economia Circular
A mudança para uma economia circular, onde os materiais são reutilizados e reciclados, desafia os modelos de negócios lineares tradicionais. A argila expandida Leca® é totalmente reutilizável como agregado solto, e já introduzimos o serviço Leca Tur&Retur nos países nórdicos, onde compramos de volta o agregado leve Leca® de infraestruturas, pisos ou projetos de coberturas verdes. Após a sua requalificação, o produto regressa ao mercado com benefícios para a sustentabilidade, com menor pegada de CO2 e 100% reciclável. Esperamos introduzir este serviço em Portugal em breve.
Educação e Documentação
Inserir novos materiais e serviços inovadores no mercado requer viabilidade técnica e a aprovação de arquitectos, empreiteiros e consumidores finais. Para isso, desenvolvemos formações digitais e webinars focados na Sustentabilidade e, ao mesmo tempo, tornámos a documentação disponível acessível nos nossos sites. Pretendemos ser o fornecedor número um, ao apresentar todos os documentos digitais necessários DAP, DoP, arquivos BIM, etc. aos clientes. E pretendemos ainda ser o parceiro preferencial na análise DAP, ajudando os clientes a entender o impacto ambiental dos produtos e não apenas a sua pegada de CO2.
O processo de Inovação
Tanto a inovação de processos, quanto de produtos são caras, e nossa indústria enfrenta o dilema de alocar recursos suficientes para pesquisa e desenvolvimento, quando as margens de lucro são apertadas. Para superar esta questão, a Leca Internacional implementou um processo de inovação simples para partilhar iniciativas de todos os países Leca e fomentar ideias de colegas de todos os níveis da organização.
A produção de argila calcinada em Avelar é um exemplo desta inovação, pois é um spinoff de um projeto central.
Conclusão
Navegar pela inovação é uma tarefa complexa e multifacetada, e enfrentamos vários desafios no caminho para o sucesso.
Enfrentá-los requer colaboração, investimento, comprometimento e, não menos importante, compreensão das partes interessadas. Necessitamos ajustar as velas hoje e navegar pelos mares de uma indústria da construção melhor e mais sustentável.
Artigo de Opinião publicado na revista "250 maiores Empresas do Distrito de Leiria", publicada pelo Jornal de Leiria, em Dezembro de 2023