Navegando nos desafios da Inovação

artigo opinião Kim

Kim Rosenbom, Business Development and Sustainability Director, na Leca Internacional, partilha a sua opinião sobre os desafios da inovação no sector da construção.

A inovação é “sinónimo” de progresso, especialmente na indústria da construção. À medida que a Europa se esforça para construir de modo mais sustentável e ecológico, os produtores de materiais de construção como a Leca Portugal devem estar na vanguarda desta tendência. Contudo, a transição não é tão simples quanto muitos gostariam, e este artigo destaca alguns dos desafios que enfrentamos.

Sustentabilidade

A indústria da construção enfrenta uma crescente pressão para adotar práticas sustentáveis e os produtores de materiais de construção são parte deste repto. Equilibrar a necessidade de materiais com baixa pegada de CO2 com a rentabilidade é um desafio.

A sustentabilidade tem um custo, mas nem sempre é valorizada pelos players do mercado. No entanto, a Leca Portugal está comprometida em melhorar a pegada ambiental dos seus produtos, investindo em energia solar e biomassa. O nosso próximo passo, já em 2024, é a redução da pegada de CO2 em aproximadamente 50%, comparativamente a 2020.

Adaptação aos Princípios da Economia Circular

A mudança para uma economia circular, onde os materiais são reutilizados e reciclados, desafia os modelos de negócios lineares tradicionais. A argila expandida Leca® é totalmente reutilizável como agregado solto, e já introduzimos o serviço Leca Tur&Retur nos países nórdicos, onde compramos de volta o agregado leve Leca® de infraestruturas, pisos ou projetos de coberturas verdes. Após a sua requalificação, o produto regressa ao mercado com benecios para a sustentabilidade, com menor pegada de CO2 e 100% reciclável. Esperamos introduzir este serviço em Portugal em breve.

Educação e Documentação

Inserir novos materiais e serviços inovadores no mercado requer viabilidade técnica e a aprovação de arquitectos, empreiteiros e consumidores finais. Para isso, desenvolvemos formações digitais e webinars focados na Sustentabilidade e, ao mesmo tempo, tornámos a documentação disponível acessível nos nossos sites. Pretendemos ser o fornecedor número um, ao apresentar todos os documentos digitais necessários DAP, DoP, arquivos BIM, etc. aos clientes. E pretendemos ainda ser o parceiro preferencial na análise DAP, ajudando os clientes a entender o impacto ambiental dos produtos e não apenas a sua pegada de CO2.

O processo de Inovação

Tanto a inovação de processos, quanto de produtos são caras, e nossa indústria enfrenta o dilema de alocar recursos suficientes para pesquisa e desenvolvimento, quando as margens de lucro são apertadas. Para superar esta questão, a Leca Internacional implementou um processo de inovação simples para partilhar iniciativas de todos os países Leca e fomentar ideias de colegas de todos os níveis da organização.

A produção de argila calcinada em Avelar é um exemplo desta inovação, pois é um spinoff de um projeto central.

Conclusão

Navegar pela inovação é uma tarefa complexa e multifacetada, e enfrentamos vários desafios no caminho para o sucesso.

Enfrentá-los requer colaboração, investimento, comprometimento e, não menos importante, compreensão das partes interessadas. Necessitamos ajustar as velas hoje e navegar pelos mares de uma indústria da construção melhor e mais sustentável.


Artigo de Opinião publicado na revista "250 maiores Empresas do Distrito de Leiria", publicada pelo Jornal de Leiria, em Dezembro de 2023

Please register your details first

Areas of interest