Arlita® premiada nas categorias Inovação e Alterações Climáticas no âmbito dos XI Prémios de Desenvolvimento Sustentável

premios arlita

Na cerimónia de encerramento do VI Congresso Nacional de Agregados, e como ponto-chave, realizou-se a cerimónia de entrega dos XI Premios "FdA de Desarrollo Sostenible en Canteras y Graveras 2022." A Arlita® (marca da nossa argila expandida em Espanha) venceu dois prémios, nas categorias de Inovação e Alterações Climáticas.


Estes prémios visam promover uma gestão correta dos aspetos que integram o desenvolvimento sustentável e a economia nas diferentes fases do processo de produção de agregados e promover, junto dos Empresas e Empresas Afiliadas das Associações que compõem a FdA, o compromisso com o meio social e com as gerações futuras.”

Mais informações sobre estes prémios na brochura Los Áridos y el desarrollo sostenible aqui (em castelhano).

premios arlita

Conversámos com o colega Raúl Murciego Zaballos, Product Manager, para conhecer melhor o âmbito destes prémios e a sua importância para a marca e para a Leca Portugal.

Conte-nos um pouco sobre esses prémios e como surgiram.
Conquistamos os dois primeiros prémios em desenvolvimento sustentável nas categorias Inovação e Mudanças Climáticas. Estes prémios são atribuídos pela Federação de Agregados de Espanha e cada uma das candidaturas é estudada por um comité científico constituído pelos principais especialistas do setor.

Na categoria Inovação, apresentamos o projeto inovador que desenvolvemos em conjunto com a Saitec, Ferrovial e Cementos Lemona, onde fornecemos a tecnologia e os materiais necessários para construir um protótipo em escala real de uma plataforma flutuante onde será instalado um aerogerador.
Este aerogerador, que terá uma turbina com capacidade de produção de 2 MW, será instalado no mar e será fixado ao fundo do mar a uma profundidade de 85 m.  A nossa tecnologia de betão leve permite otimizar o dimensionamento, reduzir a sua geometria e obter uma estrutura muito leve, além de conseguir menores emissões de CO2 na sua fabricação.

Na categoria Alterações Climáticas, valorizamos os benefícios proporcionados pelo agregado leve de argila expandida Arlita® (Leca®) em diferentes tecnologias de produção de energia verde e sustentável, como a Energia Eólica Offshore e a produção em Plantas Termo solares.

Tanto a Saint-Gobain quanto a Leca® têm como objetivo fornecer materiais sustentáveis para um desenvolvimento sustentável, permitindo que alcancemos o compromisso de neutralidade carbónica em 2050.

 

O que considera que foi decisivo na decisão?
Sem dúvida, os benefícios proporcionados pelos agregados leves de argila expandida em relação aos agregados convencionais, conferem-lhes uma grande vantagem sob vários pontos de vista e principalmente quando se exige alto desempenho em termos de densidade, resistência, capacidade de isolamento, estabilidade química, etc.
Conhecer perfeitamente o nosso material e valorizá-lo permite-nos acrescentar valor em projetos que exigem desempenho superior aos proporcionados pelos agregados convencionais. Mostrar essas características aos especialistas foi a chave para sermos vencedores nessas duas categorias tão importantes para a Leca® e para a Saint-Gobain, como Inovação e compromisso com as alterações climáticas.

 

Qual a importância desses prémios para o posicionamento da marca e para o mercado?
O compromisso da Leca® e da Saint-Gobain em oferecer produtos de alto desempenho, juntamente com um perfeito conhecimento das possibilidades que podem trazer para o habitat diferenciam-nos de todos os nossos concorrentes que simplesmente "produzem materiais".
Dispomos de um departamento de I&D composto por grandes especialistas que, com o feedback do mercado, permitem-nos antecipar as necessidades das indústrias e oferecer produtos inovadores que dão respostas eficazes às exigências dos materiais tecnologicamente mais avançados.

Please register your details first

Areas of interest