Adega do Freixo vence Prémio Archdaily

Adega do Freixo vence Prémio Archdaily

A Adega da Herdade do Freixo foi distinguida com o prémio de “Melhor Edifício Industrial” atribuído pelo Archdaily, nos prémios Building of The Year 2018. Nos enchimentos da obra foram aplicados cerca de 250 m3 de agregado leve Leca®.

"Esta adega inovadora e única na Europa totalmente subterrânea, desenhada por Frederico Valsassina, não é avistada na paisagem, servindo os propósitos da vinha sem interferir no equilíbrio do ecossistema natural.

A Herdade do Freixo é uma empresa agrícola do nordeste Alentejano, no concelho de Redondo, que centra a sua actividade principal na produção vitivinícola com castas de elevado potencial adaptativo ao solo e clima da propriedade, inovando nos detalhes produtivos, que confiram carácter e savoir faire aos seus vinhos.

Um projecto inovador, onde domina o respeito pela natureza e um terroir atractivo que se expressa nos seus vinhos. Lá dentro, o interior em espiral assemelha-se ao do Museu Guggenheim de Nova Iorque.

Através de uma rampa circundante, iluminada por uma clarabóia, acede-se aos três níveis da adega. É ali que tudo acontece: da chegada da uva ao engarrafamento, passando pela sala das barricas (a mais surpreendente de todas as que se visitam). Embora esteja enterrado, o edifício tem sempre luz natural, é energeticamente autosuficiente e está equipado com a melhor tecnologia de vinificação. Daqui saem as três referências de vinho deste produtor: Freixo Family Collection, Freixo Reserva Branco e Freixo Reserva Tinto."

Saiba mais sobre este projeto no site Archdaily.

Fonte: www.construir.pt/

Please register your details first

Areas of interest