Substrato
O substrato é o meio de suporte e impulso ao crescimento das plantas, de forma a dar sustentação às raízes. Fornece água, oxigénio, os nutrientes necessários e ajuda-as no combate a pragas e doenças. Cada substrato é formulado de acordo com as necessidades de cada planta, de forma a garantir um desenvolvimento saudável.
Como avaliar a qualidade de um Substrato
O substrato não deve conter produtos residuais, deve ser inerte, arejado e adaptado às necessidades de cada planta. O substrato não deve ser denso para que as raízes cresçam, pois assim permite o fluxo de água, nutrientes e oxigénio.
A terra
Já a terra pode ser descrita como todo o material que envolve as raízes das plantas num ambiente natural. Resulta da decomposição das rochas, combinada com matéria orgânica, (oriunda da decomposição de plantas e restos de animais), aliada à água, ao ar e a diversos insetos e microorganismos.
Como o mais sábio agricultor diz “não precisamos de cultivar as plantas, devemos antes cultivar o seu solo”. A terra é derivada da erosão mineral e contém minerais, matéria orgânica, organismos vivos, gás e água. As suas composições variam geograficamente. A areia, silte e argila são os principais tipos de minerais e vão definir a sua textura. Essa textura vai determinar a capacidade de retenção de água e as propriedades de infiltração da água. Os microrganismos vão contribuir para os macro e micronutrientes retidos, promovendo a absorção de nutrientes pelas plantas.