Renovação do histórico reservatório de águas Stara Orunia, Polónia

Durante a renovação do histórico reservatório subterrâneo de águas chamado Stara Orunia em Gdansk, a limitada capacidade de suporte de carga da estrutura e o fraco isolamento térmico das abóbadas de tijolo antigos eram os problemas que precisavam de ser resolvidos. Ambos foram superados com sucesso pela substituição do antigo enchimento por agregado leve Leca®.

Dois em um

Depois de remover a cobertura de solo do telhado do reservatório de água, as abóbadas de tijolo foram reparadas, a impermeabilização foi aplicada e toda a estrutura do teto foi preenchida com Leca® 10-20 mm. Este agregado leve é cinco vezes mais leve do que o solo removido. Além disso, a eficiência térmica do novo enchimento é muito maior. Desta forma, graças à substituição do antigo enchimento por agregado leve Leca®, dois grandes problemas foram resolvidos na instalação renovada.

Estrutura fiável

A renovação de uma estrutura histórica de tal importância requer uma preparação detalhada e abrangente na fase de conceção. O projecto de construção foi executado pela KMS Design.

- Um reservatório de água subterrâneo deve ser efetivamente protegido contra o impacto adverso de numerosos fatores externos. Isto é particularmente verdade em edifícios históricos sujeitos a leis de conservação do património, de acordo com as quais a estrutura existente não pode ser substituída ou modernizada de uma forma radical. No nosso projeto de renovação do histórico reservatório de água, o objetivo principal era preservar os tetos de abóbada originais que são de valor histórico único. Nestes casos, a Leca® é insubstituível como material de enchimento da estrutura do teto porque ajuda a reduzir as forças internas sobre os arcos de tijolo, mantendo um equilíbrio entre expansão os esforços de tração e a pressão lateral. O mesmo efeito não pode ser alcançado com outros materiais, como o EPS/esferovite (poliestireno expandido), que não gera força de expansão suficiente para garantir a estabilidade das paredes laterais do reservatório, diz Maciej Kotecki, engenheiro responsável pelo projeto da estrutura do reservatório de água.

– Quando usado como enchimento, o agregado leve Leca®, sendo um material leve de isolamento, melhorou consideravelmente o equilíbrio térmico global do reservatório e impediu o congelamento da água. O material Leca® tem uma alta resistência à geada e garante durabilidade por muitos, muitos anos, diz Maciej Kotecki. 

Sem problemas em obra

O trabalho de construção durante a obra "Renovação e Adaptação para Turismo do Reservatório de Água não utilizado Stara Orunia", implementado como parte do programa de investimento da Gdansk Waterway, foi realizado pela empresa Budomex da Sopot.

- A colocação de agregado leve Leca® no teto de tijolo foi uma operação fácil. O consultor técnico da Leca local assegurou que o material fosse entregue em obra dentro dos prazos. Para o empreiteiro, o produto Leca® é um material ”amigo”. Pode ser colocado no teto de forma rápida e fácil. Nenhum material foi desperdiçado durante a operação. O curto período de aplicação e 100% de eficiência são qualidades que nos encorajam a usar agregado leve Leca® também em outras obras, diz Ryszard Ankiewicz, presidente da empresa Budomex.

O Reservatório Stara Orunia foi construído em 1869 como a primeira parte de um sistema de distribuição de água moderno em Gdansk. Foi uma das primeiras instalações deste tipo na Europa. A estrutura de tijolo e de terra tinha uma capacidade para mais de 5.000 m3 e permaneceu operacional até 1978. Nos últimos anos, foi tomada a decisão de renovar a instalação subterrânea histórica e torná-la acessível aos visitantes como parte da chamada Gdansk Waterway. Atualmente, o reservatório também é um habitat natural para morcegos. Durante todo o inverno, centenas de morcegos de quase todas as espécies encontradas na Polónia chegam ao Stara Orunia para hibernar.

 

construcao

 

construcao

 

construcao

 

construcao

 

construcao

 

construcao