Projeto Grosvenor Paradise - Liverpool

habitat

 

A versatilidade do enchimento geotécnico Leca® ajudou a tornar "verde" um dos maiores projetos de construção imobiliária na Europa. Empreiteiros paisagísticos responsáveis pelo projeto Grosvenor Paradise no valor de 1 bilião de libras utilizaram o agregado leve Leca® como parte de um esquema de paisagismo urbano para formar um cenário de parques no meio dos novos edifícios futuristas.

Este jardim único foi construído por cima de um parque de estacionamento subterrâneo no centro do complexo. De forma a minimizar o peso da nova estrutura, o enchimento geotécnico Leca® foi utilizado em todo o local da obra para conferir novas caraterísticas paisagísticas à construção.
Trabalhando para o consórcio de construção Laing O'Rourke e com os arquitetos paisagistas BDP, Willerby Landscapes Ltd de Kent - que anteriormente já tinham utilizado profusamente o agregado leve Leca® em jardins de telhados para cultivadores e paisagismo em geral, selecionaram Leca® não apenas pelas suas propriedades de leveza e de drenagem, mas também pela sua facilidade de instalação
 

Como o agregado leve Leca® é arredondado, o atrito entre os grânulos torna o material muito mais fácil de moldar em formas paisagísticas do que outros materiais leves. Com apenas um sétimo da densidade do enchimento tradicional e mais capacidade de drenagem que o solo, o agregado leve Leca® forneceu uma solução mais leve e fácil de aplicar para a Willerby Landscapes.

Liverpool – Projeto Grosvenor Paradise

O agregado leve Leca® foi usado, em conjunto com um tapete de drenagem e blocos de poliestireno, para formar novas características "verdes" no centro do empreendimento. O enchimento também foi usado no interior de canteiros florais, onde o material ajudará na retenção de humidade nos solos para alimentar a vegetação durante os períodos secos.
 

O design original para o esquema incluía uma maior utilização de poliestireno, mas uma comparação de custos e as várias vantagens do agregado Leca®, quando usado como enchimento intermédio, levaram à sua escolha.
A capacidade de drenagem do agregado Leca® também ajuda no plano ambiental ao recuperar a água durante o tempo húmido e depois ao reciclá-la para a irrigação dos espaços verdes em períodos secos.
Além disso, como parte do esquema de atenuação do nível de água em toda a instalação, o excesso de água é recolhido dos espaços verdes em tanques gigantes para uma libertação controlada no rio Mersey que fica próximo do parque.
 

John Melmoe, da Willerby Landscapes, comentou: "Utilizamos o LWA Leca® em projetos anteriores, incluindo jardins em coberturas, e funciona extremamente bem. Não tem nenhum efeito adverso nas membranas da impermeabilização porque é arredondado e não as perfura.


Juntamente com a vantagem do peso, isto faz com que seja um material totalmente eficaz e económico de usar ".
Cerca de 9 000 m3 de agregado Leca® foram utilizados no projeto, que foi concluído na primavera de 2008, altura em que a cidade celebrou o seu ano como a Capital Europeia da Cultura. O parque, o complexo comercial e o parque de estacionamento estão agora totalmente operacionais e englobam cerca de 46 edifícios de design individual que oferecem cerca de 200 mil m2 de lojas, integrando muitos dos principais nomes do comércio no Reino Unido.
 


Paisagem – Agregado leve Leca® Geotechnical Fill Architects - BDP 
Liverpool – Projeto Grosvenor Paradise