De uma estrada para outra

Uma das principais vantagens do agregado leve Leca® é a possibilidade de reutilizar o material de diferentes maneiras. O material natural - argila - é resistente a geadas e a produtos químicos e é sustentável ao longo do tempo. O agregado leve Leca® pode realmente ser retirado de onde foi aplicado e reutilizado em novas aplicações geotécnicas.

Um exemplo real desta situação pode ser encontrado nos arredores de Gotemburgo na Suécia. Em consequência da construção em 2008 da Skanska, uma nova área residencial,  era também necessário construir uma estrada nova. Os enchimentos antigos de agregado leve Leca® foram retirados de uma zona fora da cidade, transportados e aplicados na nova estrada.

Outro exemplo disso pode ser encontrado numa outra cidade nos arredores de Gotemburgo chamada Kungälv. Ao reconstruir um nó rodoviário, no verão de 2017, cerca de 500 metros cúbicos de Leca® foram desenterrados, tendo sido reutilizados na construção de uma estrada nova.

Na imagem, pode ver-se como estava o material Leca® quando foi desenterrado. O material permaneceu intacto e não houve problemas na sua reutilização.

 

reutilização