Requalificação do Campo das Cebolas, Lisboa

Requalificação do Campo das Cebolas, Lisboa

A obra de requalificação do Campo das Cebolas, em Lisboa propunha a “criação de uma praça voltada para a cidade, recolhida sob árvores frondosas que se estendiam até à avenida Infante D. Henrique.”

Esta intervenção, com o objetivo de promover novas condições de utilização pública dos espaços da frente Ribeirinha, incluiu a construção de um parque de estacionamento com 206 lugares (parte destinado a residentes) gerido pela Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL).

O agregado leve Leca® foi aplicado na cobertura do parque de estacionamento para criação de pendentes, bem como junto aos muros da muralha já existentes dentro do parque de estacionamento. 

Além das propriedades únicas que o agregado leve Leca® confere às construções - isolamento térmico, isolamento acústico, resistência, leveza - as vantagens da sua utilização vão mais além, sobretudo em projetos nos centros históricos das cidades.

A Leca®, tratando-se de um agregado leve, permite aumentar a capacidade de carga dos camiões, o que significa menos camiões na estrada, nos centros das cidades e nas áreas rurais mais sensíveis. Ou seja, menos emissões de CO2, redução de custos de transporte, menor desgaste das infraestruturas rodoviárias e economia de tempo na execução das obras.

Informações do projeto


Autoria do projeto: JLCG – Arquitectos, Lda. - Arq. Carrilho da Graça, Arq. Francisco Freire, Arq. Victor Diniz e Arq. Filipe Homem.
Promotor: EMEL
Construtor: ABB Construções
Aplicador: Pavieste

Please register your details first

Areas of interest