Reabilitação de Ponte em Barcelona reforça acessibilidade e segurança

ponte C Santander em Barcelona

Durante o ano de 2023, procedeu-se à reabilitação da ponte C Santander em Barcelona. A linha ferroviária separa os bairros de La Verneda i la Pau e Bon Pastor, mas com esta reabilitação, irá facilitar a deslocação a pé e de bicicleta. Este projeto integra as solicitações urgentes da comunidade e foi apoiado por quase 5.000 assinaturas locais.

A ponte da Rua Santander conecta dois antigos bairros em Barcelona - La Verneda i la Pau e Bon Pastor. Antes da intervenção, a ligação entre os bairros era feita através de uma ponte com uma faixa em cada direção, com os peões a terem de atravessar por uma passagem metálica acessível apenas por escadas. 
O projeto de reabilitação da ponte, com um orçamento de 9,92 milhões de euros financiado pela Câmara Municipal de Barcelona, tem como objetivo criar uma extensão na plataforma. Esta expansão visa aprimorar a mobilidade urbana de maneira sustentável, possibilitando o tráfego de pedestres por meio de novos passeios e incluindo uma ciclovia.

Desafios Técnicos: ampliação de 6 para 24 Metros
O investimento financeiro visa ampliar a plataforma de 6 metros para quase 24 metros, no entanto, enfrenta dois desafios de engenharia consideráveis. O primeiro consiste em desenvolver um sistema geotécnico complexo sobre solos de baixa capacidade de suporte, enquanto o segundo implica sustentar as obras na plataforma já existente, onde o novo desenvolvimento será erguido.

Solução leve com argila expandida aplicada nos aterros
A solução adotada para a construção das novas vias foi a Arlita® L, escolhida como material leve para aterros. Seriam estabelecidos muros de suporte no local e reforçados com Arlita® L apoiada por geogrelhas de reforço, fortalecendo a resistência da estrutura.

A empresa de construção responsável por este projeto é a FCC Construcción e o volume total fornecido para o local foi de 8.500 m3 de Arlita® L, entregues por veículos de piso móvel.
Esta foi uma operação logística complexa, pois o fornecimento era necessário simultaneamente para preencher os muros de suporte e permitir a aplicação e compactação do material leve.

No mesmo projeto, a iluminação na área foi completamente renovada e foram plantadas mais de 50 árvores, proporcionando um ambiente mais agradável para os residentes e utilizadores.

Informações do projeto


Projeto: Ponte C Santander
Dono de Obra: Município de Barcelona
Engenharia: DOPEC
Construtora: FCC Construcción S.A.
Produto aplicado: Arlita®/Leca® L
Volume: 8.300 m3

Please register your details first

Areas of interest