Ponte A25, Aveiro

Na obra de Reabilitação / Reforço do Encontro Poente (E1) da Ponte sobre o Rio Boco, na auto-estrada A25 (Aveiro), foi utilizada Geo Leca® como uma componente fundamental da solução adoptada. Este encontro apresentava assentamentos elevados, na ordem dos vários decímetros, tendo sido realizado pelo gabinete GEG, a pedido da AENOR, o projecto para a reabilitação/ reforço do mesmo.
A ponte está implantada sobre uma formação aluvionar recente, que repousa sobre formação cretácica. As sondagens revelaram uma espessura média de 29 m para os materiais aluvionares, dominantemente lodosos e com valores de SPT frequentemente inferiores a 10. Desde a fase de construção, há já 14 anos, que tem vindo a ocorrer a consolidação das aluviões, sob acção do peso próprio do aterro, tendo resultado os assentamentos que se verificavam. A solução adoptada para limitar os assentamentos, de entre as várias soluções possíveis, foi a redução do peso do aterro, através da sua substituição parcial por agregados leves Geo Leca®. A modelação por elementos finitos evidenciou que a solução adoptada permite estabilizar os assentamentos totais, por consolidação primária e secundária.
Vantagens da solução Geo Leca® :
- evitar a utilização de técnicas de reforço dos solos de fundação, o que permitiu nomeadamente:
- reduzir custos;
- reduzir o tempo de execução;
- reduzir o aparato logístico com equipamentos específicos.
- executar a obra sem necessidade de criar zonas de stock e com uma área mínima para parqueamento de equipamentos no local.
Informações do projeto
Localização: Aveiro, Gafanha, A25
Projeto: Reparação de pilares de pontes
Volume: 1.000 m3 de argila expandida Leca®