Parque de estacionamento convertido em espaço urbano verde

Parque de estacionamento convertido em espaço urbano verde

[Dinamarca] Um antigo parque de estacionamento na cidade de Aalborg foi transformado numa zona verde. Um projeto onde o agregado leve Leca® permitiu criar um inovador sistema de gestão da água sob a superfície.

O elemento central da renovada praça Budolfi é um amplo espaço verde, localizado sobre um parque de estacionamento com 125 lugares.
No extremo da praça, há edifícios com lojas, cafés, um restaurante e 31 apartamentos. No total, a área intervencionada no âmbito deste projeto inclui 7200 m2 de infraestruturas e 4700 m2 de espaço
para estacionamento.


Reutilizar a água da chuva
A nova praça foi planeada com foco na gestão e no reaproveitamento das águas pluviais. Para tal, foi colocado sob a superfície um tanque que recolhe e armazena a água da chuva. Esta água alimenta um sistema de irrigação que, de forma inteligente, rega os espaços verdes da praça. O tanque tem capacidade para 135 m3, e, caso encha, o excesso é conduzido para o sistema de esgotos.
Tom Pedersen, gestor do projeto na OKNygaard, diz: “Esta solução poupa recursos, tanto ambientais como para o município de Aalborg. Se houver um verão muito quente, onde as plantas e árvores necessitem de mais água, é possível encher o tanque com água potável e juntar fertilizante, oferecendo condições ideais para as plantas. Podemos até controlar o sistema online — determinando, por exemplo, a quantidade de água a usar na rega. Somos também avisados se houver uma fuga em algum ponto do sistema”.


Agregado leve Leca® em vez de cascalho
O ponto de partida para o trabalho da OKNygaard foi a cobertura do estacionamento subterrâneo, que consistia numa superfície lisa de betão, assim como uma série de desenhos e esboços do atelier de arquitetura responsável pelo projeto. “O arquiteto já tinha definido os materiais que deveriam ser utilizados, mas como tínhamos experiência em projetos similares, envolvemo-nos na fase de design e, em conjunto reavaliamos os materiais a utilizar. Foi aqui que determinámos que o agregado leve Leca® devia ser usado em vez de cascalho estabilizado”, diz Tom Pedersen.


O gestor de projeto explica que todos os materiais usados foram escolhidos em função do seu peso e capacidade de drenagem. “Optámos pelo agregado leve Leca®, visto que é um produto leve e eficiente na drenagem. Se usássemos areia e gravilha, estes iriam absorver e reter a água como uma esponja. Além disso, a argila não liberta tantos resíduos, logo o tanque de armazenamento não precisa de ser limpo tão regularmente”, continua.


Como se tratou da primeira vez que Tom Pedersen utilizou agregado leve Leca® num terreno em declive, contactou a Leca Dinamarca para conhecer melhor o potencial do produto. “Conversei com o diretor comercial da Leca, que me explicou como se usa o agregado leve Leca® em elevações e mostrou-me algumas referências de projetos semelhantes. Cheguei rapidamente à conclusão de que era o material indicado. Não havia alternativa”, sublinha.


Entrega pneumática
Quando a Leca Dinamarca apresentou as opções de entrega, o agregado leve Leca® tornou-se ainda mais atrativo. “Quando soube que o material podia ser entregue pneumaticamente acrescentei outra vantagem ao produto. Eliminámos os custos com máquinas e gruas extra. O camião da Leca chegou, entregou e foi embora. Foi uma experiência muito positiva, que permitiu encomendar o material só com alguns dias de antecedência”, explica.


A entrega pneumática permitiu ainda contornar as condições logísticas do local. Com três das quatro estradas de acesso à praça cortadas, a bombagem foi crucial para aplicar os 3000 m3 de Leca® necessários. “Começámos com duas pessoas na mangueira, e, como tivemos de bombar a argila expandida de baixo para cima sem proteção em várias zonas, colocámos mais dois trabalhadores a apoiar a entrega. Percebemos que uma boa forma de aplicar o material era bombar uma camada, colocar a manta de geotêxtil sobre ela e bombar nova camada.


Assim, conseguimos bloquear o agregado”, avança Tom Pedersen. “Compactámos o agregado leve Leca® com uma pequena placa vibratória e passámos a retroescavadora sobre ele, para testar se suportaria o peso. Nunca houve dúvidas quanto à adequação do agregado leve Leca®. Houve muitos desafios ao longo do processo, mas nenhum com este material”, conclui.

Informações do projeto


Cliente: Município de Aalborg
Empreiteiro: NCC Danmark A/S
Arquiteto Paisagista: OKNygaard A/S
Produto Leca®: Leca® 10-20