Paredes resistentes ao fogo e duráveis no estádio de futebol do Brann

Paredes resistentes ao fogo e duráveis no estádio de futebol do Brann

[NORUEGA] As igrejas e outros locais de culto são abençoados. Provavelmente existem pessoas para quem o Estádio Brann, casa da equipa de futebol de Bergen, é igualmente sagrado.

Não é uma tarefa fácil fazer grandes mudanças num ícone como o Estádio Brann, o estádio de futebol de Bergen. Mas foi exatamente isso que a Constructa Entreprenør AS fez. Demoliu partes do histórico estádio da cidade e substituiu-as por um edifício bonito e impressionante. O novo edifício abriga as bancadas do estádio e inclui 282 apartamentos para estudantes, adjudicados pela Brann Stadion AS.
O edifício tem entre três e quatro andares e inclui espaços para os adeptos, vestiários, quiosques e outros serviços. O projeto de renovação durou apenas 16 meses, desde o momento em que a Constructa retirou cuidadosamente as cadeiras vermelhas das bancadas até à conclusão da obra.
Os apartamentos dos estudantes ficaram prontos a tempo do semestre de outono deste ano e o estádio permaneceu operacional durante todo o período de construção.

Como conseguiram uma execução tão rápida?
“Um projeto como este exige boa coordenação e planeamento”, diz Per Thiesen, gestor de operações do departamento de alvenaria da Constructa, que nos conduziu numa visita guiada um pouco antes da conclusão do projeto.

À prova de fogo e durável
Um estádio de futebol está sujeito a um tremendo desgaste, dado que é usado por dezenas de milhares de pessoas num curto espaço de tempo. Isto exige muito dos materiais e na parte nova do Estádio Brann foi usada uma quantidade invulgarmente elevada de blocos Leca®. Existem blocos Leca® nas paredes divisórias dos vestiários, nas áreas de entrada, nos corredores, nas áreas da cave e na zona de ligação aos 282 apartamentos de estudantes.
“Os blocos Leca® são à prova de fogo, resistentes e fáceis de instalar”, diz Per Thiesen. "Duram muito tempo e são também extremamente robustos”, continua. “Os blocos Leca® já eram usados extensivamente em muitas áreas do edifício, por isso fazia sentido usá-los também nas novas secções”, acrescenta Arild Polden, consultor de vendas na Bygg Engros AS e responsável pela entrega dos materiais.

A Leca® simplesmente funciona
A Constructa Entreprenør AS foi a empresa responsável por este projeto de grande dimensão, mesmo para um grande empreiteiro. Com um período de construção de pouco mais de um ano, muita coisa teve de acontecer num espaço de tempo curto. "Construir com blocos Leca® é muito fácil e não exige grande esforço, agora que já terminámos!”, brinca Per Thiesen.

Soubemos também pelo fornecedor, Bygg Engros, que a Constructa tem usado muitos blocos Leca® recentemente. Porquê? "Porque é um produto fácil de usar. Tão simples como isso. Também gostamos de poder usar um produto fabricado na Noruega", explica o diretor de operações do departamento de alvenaria da Constructa.

Informações do projeto


Projeto: Estádio Brann, Bergen
Empreiteiro: Contructa AS
Produto Leca®: Blocos Leca®