Material essencial para um projeto de requalificação vibrante

Material essencial para um projeto de requalificação vibrante

[ESPANHA] A Plaza de España, em Madrid é sem dúvida a mais importante praça do país. O projeto de requalificação do triângulo entre o Palácio Real, o Templo de Debod e a Calle Princesa une estes três pontos turísticos de grande importância para a cidade, criando um ambiente único que constituirá um importante atrativo para madrilenos e visitantes.
O Município de Madrid tem em curso um projeto de requalificação da Plaza de España que visa unir alguns dos monumentos mais representativos da cidade, como o Palácio Real e o Templo de Debod. Anteriormente, estes edifícios estavam separados e minimizavam o destaque da praça na cidade, mas com estas obras e com os novos níveis do pavimento, passarão a estar ligados. Para este projeto, a Rua Bailén foi removida, alargando o espaço verde e reduzindo as emissões de tráfego sem afetar a conectividade dos transportes na cidade.

Um dos principais pontos deste ambicioso projeto de requalificação era a necessidade de que todas as áreas passassem a estar ao mesmo nível, o que implicou um aumento de 1,5 metros de profundidade sobre o parque de estacionamento da Plaza de España, o que representa uma sobrecarga para o parque de estacionamento existente — que já era quase quatro vezes superior em profundidade face aos projetos de engenharia originais da década de 1960.

Leca®: várias vantagens num só material
Como o agregado leve Leca® é quase cinco vezes mais leve do que o solo natural tornou-se a solução ideal para este projeto. Até porque se pretendia também que a praça pudesse acolher concertos e outros eventos que juntam grandes grupos de pessoas e a Leca® cumpre todos os requisitos exigidos.

Finalmente, era também importante que a renovação da praça criasse condições para uma gestão sustentável da água da chuva. Mais uma vez, o agregado leve Leca® foi considerado a solução adequada, por poder contribuir para a capacidade de drenagem da praça e oferecer um Sistema de Drenagem Urbana Sustentável (SDUS), capaz de limpar e filtrar a água de impurezas antes de a devolver à rede de esgotos.

No total, foram aplicados mais de 6000 m3 de agregado leve Leca® sobre a zona do parque de estacionamento, entregues em menos de um mês. Desta forma, o projeto de requalificação da praça foi concluído de forma muito rápida e simples. O material foi entregue em camiões totalmente fechados, o que reduziu a emissão de poeiras para o meio ambiente local.

O projeto estará concluído no verão de 2021 e a cidade passa a oferecer um espaço mais vibrante a todos os madrilenos e visitantes.

Informações do projeto


Projeto: Remodelação da Plaza de España e da zona envolvente.

Cliente: Município de Madrid.

Engenharia: Prointec.

Construtor: FCC.

Produto: Leca® 10/20.

Volume de material utilizado: 6.000 m3.