Gerir as águas pluviais e reduzir a carga num pátio interior

 pátio interior de uma zona residencial.

Graças à sua versatilidade, o agregado leve Leca® foi o material ideal para resolver vários problemas de engenharia no pátio interior de uma zona residencial, na Suécia. 

Lundbypark é uma nova área residencial composta por quatro blocos de apartamentos muito próximos do centro da cidade de Gotemburgo e da natureza. Num dos novos blocos residenciais, denominado SoHå, foram construídos 193 apartamentos únicos, desenhados especificamente para contribuir para um desenvolvimento comunitário e um ambiente urbano saudáveis.
Trata-se de um bairro socialmente sustentável com uma combinação de diferentes formatos de habitação, em que todas as casas têm acesso ao pátio comum, onde existem gazebos, um campo de petanca, áreas de recreio e zonas verdes. A construção arrancou em 2019 e prevê-se que a obra esteja concluída ainda em 2022.

Benefícios inovadores abaixo da superfície
A par dos benefícios sociais, o pátio apresenta também vantagens do ponto de vista técnico. Embora  não seja visível, existe uma camada de agregado leve Leca sob a superfície do recinto que, entre outras funcionalidades, atua como uma solução de retenção e armazenamento das águas pluviais.
A gestão da água das chuvas é cada vez mais uma preocupação dos municípios e proprietários, especialmente em cidades maiores e mais urbanizadas. Como o agregado Leca® retarda, filtra e isola as águas pluviais, pode ser usado em áreas exteriores verdes para gestão da água. Foi o que aconteceu neste projeto.

A HTE Produktion, empresa sueca especializada em trabalhos de terraplanagem, ficou responsável pela renovação completa do terreno para o bloco habitacional, tendo o pátio sido concluído na última fase do projeto. Frida Åman foi a supervisora da obra. “O pátio foi construído um piso acima [do nível do solo] sobre vigas. Como a estrutura só podia suportar determinado peso, foi necessário um enchimento com um material leve para podermos atingir a altura exigida. Originalmente, foi especificada a utilização de plástico alveolar, mas como temos tido boas experiências de trabalho com o agregado leve Leca®, negociámos uma mudança de material”, refere Frida Åman. 

Multifuncional sem complicações
O feedback positivo da utilização do agregado Leca estendeu-se desde as propriedades do material até ao método de entrega. A aplicação foi fácil e rápida, já que o agregado foi bombado pneumaticamente para o local a uma velocidade média de um metro cúbico por minuto. O material foi depois facilmente distribuído com um ancinho de asfalto para enchimentos com mais de 0,4 metros e a compactação realizada com uma placa Wacker.

O enchimento leve apresenta elevada capacidade de carga após a compactação, ao mesmo tempo que reduz significativamente a carga vertical. Além disso, com a escolha do agregado Leca, o pátio tornou-se um sistema de gestão da água capaz de deter e retardar o escoamento das águas pluviais. Deste modo, reduz-se a sobrecarga sobre os sistemas de águas pluviais e previnem-se inundações. Em suma, trata-se de uma solução multifuncional inovadora, sustentável e que não requer qualquer manutenção.

Informações do projeto


Projeto: pátio interior no edifício SoHå, em Lundbypark
Localização: Gotenburgo, Suécia
Projetista: Sverigehuset
Período de construção: 2019-2022, entrega 2021
Arquiteto: Bornstein Lyckefors Arkitekter
Empreiteiro do terreno: HTE Produktion
Produto aplicado: Leca® 10/20