Construção de uma nova área de eventos em Madrid com uma solução leve

nova área de eventos em Madrid com uma solução leve

[ESPANHA] A Iberdrola, um dos principais fornecedores mundiais de energia que defende a transição energética para uma economia de baixas emissões, criou um novo espaço exterior para eventos e descanso dos trabalhadores junto às suas instalações na capital.

Este ambicioso projeto geotécnico envolveu a modificação e remodelação de uma praça central dos escritórios da Iberdrola na cidade de Madrid. Inicialmente, existia na praça um pequeno lago com uma profundidade de cerca de 20 a 40 cm, assente sobre uma laje de estacionamento.
A AOC Proyectos, empresa de engenharia e construção responsável pelo projeto, contactou a Leca Portugal (Arlita®) porque procurava uma solução leve que minimizasse a carga exercida sobre a laje, oferecesse elevada capacidade de drenagem para gerir a água da chuva na superfície.

A escolha recaiu sobre o agregado leve Leca® que, além da leveza, poderia ser facilmente bombado para o local da obra. Assim, foram aplicados 165 metros cúbicos de agregado leve entregues pneumaticamente durante um período de seis horas, em três entregas separadas, à razão de cerca
de 55 metros cúbicos por entrega. Após o espalhamento e compactação do agregado leve Leca® foi aplicada uma fina camada de argamassa, areia e o pavimento escolhido para acabamento do projeto. 

Além de leve e eficaz na gestão das águas pluviais, esta solução teve ainda a vantagem de ser rápida e eficiente, não exigindo materiais adicionais (como cimento) nem muita mão de obra para a entrega. A solução permitiu, assim, uma redução da pegada de carbono do projeto.
Com a prescrição do agregado leve Leca®, uma solução natural, sustentável e reciclável, o resultado deste projeto foi a criação de um novo espaço para os trabalhadores descansarem, para se relacionarem com a natureza e encontrarem-se num ambiente aberto e seguro.

Informações do projeto


Cliente: Iberdrola
Empreiteiro: AOC Proyectos
Produtos Leca®: Leca® M
Volume: 165 m³