Ligação entre aeroporto de Madrid e novo terminal rodoviário

A ligação entre aeroportos e terminais rodoviários permite aos passageiros escolherem opções de transporte mais sustentáveis quando se deslocam para o aeroporto para viajar. No Aeroporto de Madrid, a criação de um aterro com argila expandida Leca® possibilitou a ligação entre o Terminal 4 do aeroporto e um novo terminal de autocarros atravessando túneis ferroviários subterrâneos. Uma solução rápida, simples e sustentável que permitiu à empresa responsável pela obra cumprir o prazo de entrega imposto pela autoridade aeroportuária espanhola.
Em 2020, a autoridade aeroportuária espanhola deu o primeiro passo para alargar as infraestruturas do aeroporto de Madrid-Barajas com a aprovação do projeto para um novo terminal rodoviário junto ao Terminal 4 do aeroporto. A nova estação de autocarros tem 30 cais e um edifício de 12 600 m² com dois pisos. O desenho eficaz desta infraestrutura foi fundamental para o seu correto funcionamento, mas não podemos esquecer que um terminal rodoviário tem vários outros requisitos, incluindo a fácil acessibilidade e a garantia de que o transporte está sempre disponível.
No caso do novo terminal rodoviário do aeroporto de Barajas um dos constrangimentos que existia em termos de acessibilidade estava relacionado com o facto de a estrada de acesso ao terminal de autocarros ser a mesma que presta serviço aos diferentes parques de estacionamento do Terminal 4 do aeroporto. Esta condicionante obrigou à criação de uma rampa que permitisse vencer a diferença de sete metros em altura. Esta rampa situa-se sobre um túnel ferroviário que, no futuro, ligará a estação de Chamartin (Madrid) ao aeroporto, criando uma carga muito elevada com nove metros de aterro sobre o túnel. Dado que esta infraestrutura não havia sido desenhado para suportar esta carga, foi necessário recorrer a uma solução de enchimento leve.
Após diversos estudos técnicos, económicos e ambientais, foi proposto um enchimento com agregado leve, ideal para reduzir a pressão sobre o túnel. A aplicação do material representou um segundo desafio, dado o espaço de trabalho reduzido, que obrigou à utilização de muros de contenção reforçados para definir a geometria final da via de acesso.
A aplicação de agregados leves permitiu reduzir até cinco vezes a carga exercida
O agregado leve leve Leca® é muito resistente o que permite reduzir a carga até cinco vezes em comparação com uma solução de enchimento convencional. Além disso, apresenta aderência suficiente e um elevado ângulo de atrito para funcionar corretamente quando interligado com chapas metálicas ou georredes. O projeto do aeroporto de Madrid exigiu um total de cerca de 2600 m³ de Geo Leca® que tem uma densidade a granel de 275 kg/m³ e uma densidade calculada de 400 kg/m³ na instalação. A aplicação foi realizada em duas fases. A primeira consistiu no enchimento de um espaço totalmente confinado na laje de betão do túnel, seguida da colocação de enchimento sobre a laje. Na segunda fase foi criado um aterro leve utilizando um muro de contenção. O contacto com o terreno foi realizado com uma manta geotêxtil de polipropileno e o contacto com a camada superior com uma manta geotêxtil impermeável
para reduzir qualquer possibilidade de entrada de água no interior do aterro.
Um produto, várias vantagens
O recurso ao agregado leve Leca® como solução de enchimento tem diversas vantagens. Por um lado, exerce menos 60% de pressão que um enchimento convencional. Por outro, tem elevada capacidade de drenagem e períodos mínimos de assentamento, permitindo o desenvolvimento de muros com fundações altamente otimizadas e a redução dos movimentos e assentamentos das vias construídas sobre o aterro. Especialmente nos muros de contenção reforçados reduz um problema intrínseco nesta tipologia em que os materiais finos de agregados convencionais têm impacto na aderência do material da faixa.
A Geo Leca® não possui elementos finos, pelo que não existem pontos fracos de perda de finos devido à ação da água. O problema neste tipo de muros pode levar ao afundamento das placas e ao assentamento do aterro, produzindo sérios riscos de segurança nas estruturas. É igualmente importante considerar que os parâmetros de aderência dos materiais às faixas feitas com agregado leve são
independentes da existência de água durante a sua execução. Como medida de controlo de qualidade, desenvolveu-se uma placa de carga com valores semelhantes aos obtidos com um enchimento convencional (relação de módulo inferior a 2.2).
Em suma, podemos concluir que os aterros com agregado leve Leca® são uma solução de engenharia civil que permite a resolução de problemas de forma económica, rápida, simples e sustentável sem necessidade de conhecimento especializado ou equipamentos diferentes dos usados nas terraplanagens convencionais. É uma solução totalmente compatível com outras tecnologias, permitindo a otimização do tempo de conceção e execução.
Informações do projeto
Arquiteto: Efebearquitectura
Empreiteiro: Dragados S.A.
Consultor de engenharia: Luis Ortuño (Uriel y Asociados S.A.)
Produto aplicado: Arlita® L (produto equivalente Geo Leca®)
Quantidade: 2600 m3