Agregado leve Leca® – argila plástica e materiais de substituição

A produção de agregados leves Leca® é feita, em geral, nos países onde o produto é vendido. Na Dinamarca, a fábrica está localizada em Hinge, nos arredores de Randers, onde os depósitos de argila são de excelente qualidade.

A fábrica produz agregados leves desde 1953, ao ritmo aproximado de 500 a 600 mil metros cúbicos por ano, o equivalente a mais de 180 biliões de grânulos de agregados leves. A argila utilizada para os agregados é a chamada argila plástica e 1m3 desse material transforma-se em 5m3 de agregados Leca®, ao adicionar os produtos de substituição adequados à mistura.

Assim, além de argila, os grânulos pequenos e fortes consistem num conjunto de produtos de substituição diferentes, que ajudam a preservar a matéria-prima natural. Os materiais substitutos consistem em resíduos excedentes de outras indústrias, cada um complementando o material básico.

 

Lã Mineral

producao

Uma das últimas iniciativas na fábrica de Hinge passa pela adição de lã mineral, tal como a lã de vidro ou lã de pedra, a partir de instalações de reciclagem. A lã mineral é um material relativamente seco, em contraste com a argila que contém 35% de água, pelo que apresenta grandes vantagens na sua utilização. Ao adicionar lã mineral à mistura Leca®, evita-se a utilização de energia na evaporação de uma parte da água. Além disso, preserva-se a matéria-prima natural e utiliza-se um produto que, de outra forma, seria inútil.
A lã mineral tem uma base de cerâmica ou vidro. Uma vez que a cerâmica e o vidro provêm de argila ou de areia, têm a mesma estrutura mineral que a argila. A lã mineral é, por isso, uma extensão natural.

 

Lama de alumínio

producao

Outra ação de substituição de materiais levada a cabo na fábrica de Hinge na Dinamarca passa pela utilização da chamada "lama de alumínio" proveniente das fábricas Grundfos e Bang & Olufsen. Quando a Grundfos faz o polimento do alumínio, espreme a água do resíduo de polimento de alumínio e entrega o material restante à fábrica de Hinge. A lama de alumínio é, tal como a lã mineral, uma boa extensão dos componentes naturais da argila que contêm 20% de alumínio à saída do barreiro.

 

Solos de branqueamento

producao

O solo de branqueamento é realmente argila de bentonite com óleos biológicos. Este é mais um resíduo - proveniente da produção de óleo vegetal. O solo de branqueamento é um produto biológico que é usado para fazer expandir os agregados quando “cozidos” (queimados) no forno. O solo de branqueamento é transportado da Holanda, o que requer meios pesados - pelo que a fábrica se converteu recentemente para a utilização de um outro produto – lamas de saneamento.

 

Lama de saneamento

producao

A lama de saneamento tem o mesmo objetivo do solo de branqueamento: contribuir com o carbono orgânico para a argila, para fazer com que os agregados leves se expandam - ou seja, que façam um "pop" como as pipocas. A lama de saneamento provém de várias estações de tratamento na Dinamarca, pelo que o transporte e, consequentemente, as emissões de CO2 são significativamente reduzidas.


Todos os produtos de substituição são misturados com a argila, secos e queimados nos fornos e, finalmente, transportados até aos clientes, em sacos ou directamente em camiões.

Please register your details first

Areas of interest