Drenagem de águas pluviais

A drenagem de água pluviais é um processo para escoar, controlar e gerir os excedentes de água causados por chuvas, inundações, derretimento de gelo e neve, que podem causar danos nas estruturas. Desta forma, as águas são geridas e reencaminhadas para o seu aproveitamento, prevenindo esses mesmos danos. 

Este aproveitamento permitirá regar a vegetação sem inundar e pode ser também coletada para o suprimento de água doce nas cidades, evitando assim que fiquem muito tempo acumuladas na superfície, tornando-se propensas a contaminações.

Principais tipos de sistemas de drenagem de águas pluviais

Drenagem de Superfície 

Neste sistema, as águas acumuladas na superfície são encaminhadas através de canais e valas. Muitas vezes o próprio solo é moldado e inclinado para ajudar nesse escoamento. Podem ser usados drenos abertos, lombas, cavidades e diques para o percurso da água. 

Drenagem Subsuperficial

Neste sistema, os drenos são subterrâneos, numa camada abaixo da superfície do solo, ao nível da raiz para escoar as águas. 

Drenagem de Inclinação

O escoamento da água é descendente com inclinação para que a drenagem seja mais rápida. 

Drenagem de Calhas

Normalmente são usadas extensões de alumínio, canos, barris ou outras soluções. A sua função é encaminhar as águas para outros sistemas de drenagem, conectados por exemplo a drenagens de rua como por exemplo uma linha de esgoto subterrânea com drenos subterrâneos. 

Estes sistemas são fundamentais para a conservação e preservação das águas.
O objetivo é escolher o melhor sistema de drenagem consoante o local, ou combinar vários para que a água seja escoada com a maior eficácia. 

Please register your details first

Areas of interest