Agregado leve Leca® reutilizado em cobertura ajardinada

Durante a renovação do telhado de um edifício comercial em Helsínquia, o agregado leve Leca® foi removido e, após processamento, utilizado como solo para coberturas ajardinadas. 

"Na renovação da cobertura, o telhado antigo é desmontado e uma camada de agregado leve Leca®, com 400 mm de espessura média e que atuava como isolante térmico, é removida e entregue como matéria-prima para uso como solo de uma cobertura. A barreira pára-vapor, instalada nas lajes principais é formada por agregado Leca® e por lã mineral de 250 mm. O agregado leve Leca® garante uma ventilação adequada do telhado e é conveniente realizar pendentes que conduzam aos elementos de drenagem", diz Lasse Ruuskanen da Eristysmestarit Oy, supervisor para a renovação de um edifício comercial localizado em Herttoniemi, Helsínquia.

O agregado leve Leca® é removido do telhado e transportado pela Anpe Oy.

 

A reciclagem reduz custos e protege a natureza 

"A percentagem de reciclagem no volume de negócios está continuamente a crescer e é já 7-8 por cento no caso do agregado Leca. Do agregado leve Leca® reciclado, cerca de 80 por cento é usado em movimentos de terras e 20 por cento em outras utilizações. Por exemplo, o valor de processamento de agregado Leca e solo na construção de telhados para uso especial aumentará, sem gerar de resíduos", diz Hannu Pesola, diretor executivo da ANPE Oy.

Pesola lembra-nos que o agregado leve Leca® combina várias vantagens, nomeadamente a sua leveza, resistência à compressão e boas propriedades de isolamento térmico, mesmo quando o produto é reutilizado.
"Ao tirar partido do agregado Leca removido dos telhados, em terraplanagem ou outras utilizações, podemos reduzir a necessidade de novos agregados , beneficiando das vantagens de uma instalação com agregado leve, poupando em materiais e salvaguardando o ambiente ".

 

É leve e ajuda no fornecimento de água às plantas


O agregado leve Leca® retirado de um telhado é entregue para o processamento Pihamaa na Ralf Ajalin Oy, na estação de solos em Vantaa.
"O agregado leve Leca® é esmagado e é usado como parte importante no fabrico de solo para coberturas. Comparado com o solo normal, o solo para coberturas é um produto específico mais valioso, processado para durar mais tempo", diz Olli Mannerjoki, da Ralf Ajalin Oy, responsável pelos produtos de processamento Pihamaa.

"O agregado leve Leca® triturado permite que o solo seja muito mais leve, de modo que as estruturas da cobertura não sejam sujeitas a cargas excessivas. As principais razões para a inclusão do agregado leve Leca® no solo da cobertura são tornar o solo leve, bem como melhorar a circulação da água na base de crescimento, o que facilita o acesso das plantas à água ".
 

reutilização

 

reutilização

 

reutilização

 

Cliente: Kiinteistö Oy Lämmittäjänkatu 2
Empreiteiro principal: Eristysmestarit Oy
Desenho de Estruturas: Ramboll Finland Oy
Produtos Leca utilizados: Agregado leve Leca®