Redução de cheiros com agregado leve Leca®

 habitat

 

Para reduzir a emissão de gases do estrume numa exploração de suínos foi feita uma enorme cobertura da lagoa utilizando agregado leve Leca®.

Estas lagoas de estrume estão localizadas numa pecuária em Krąplewice, na parte norte da Polónia. A pecuária pertence à AGRI Plus - uma das maiores empresas de criação de suínos da Polónia. Esta quinta em Krąplewice possui 10 lagoas de estrume principais, com tamanhos que variam entre 40m×30m e 100m×30m, mais uma lagoa de reserva com 70m×70m. A superfície total de todas as lagoas é de 24,100 m² ou 2,41 hectares e, em conjunto, têm um volume de 23.000 m³.

As coberturas flutuantes das lagoas, feitas de agregado leve Leca®, são usadas para reduzir a emissão de gases (principalmente amoníaco) a partir do estrume líquido. As coberturas flutuantes de argila expandida podem ser aplicadas em qualquer bacia exterior destinada a armazenar esterco líquido (lama), por exemplo em bacias de superfície aberta ou em bacias abertas e aprofundadas (incluindo lagoas).

Espessura de 15 cm

O agregado leve Leca® é depositado na superfície do estrume líquido. Para garantir uma protecção eficiente contra a emissão de gases, deve-se usar uma camada de argila expandida de 15 ± 5 cm de espessura e o estrume líquido deve ser descarregado na bacia sob a cobertura de argila expandida.

Com a Aprovação Técnica do Instituto de Tecnologia e Ciências da Vida, o agregado leve Leca® 10-20 mm foi aprovado para utilização como "cobertura de argila expandida flutuante" em instalações pecuárias.

 

habitat

 

habitat

 

habitat

 

habitat