Leca® Ajuda a Cuidar das Abelhas

Leca® Ajuda a Cuidar das Abelhas

As abelhas são muito importantes para os seres humanos. Sem elas, muitas espécies de plantas seriam extintas e o rendimento das culturas seria muito menor. Recentemente, verificou-se que o agregado leve Leca® pode melhorar o bem-estar destes insetos voadores muito úteis.

- Podemos não saber, mas mais de 80% das plantas são polinizadas por abelhas. "Albert Einstein disse uma vez: se a abelha desaparecesse da superfície da Terra, então o homem teria apenas quatro anos de vida", diz Piotr Szwałek, dono de um apiário familiar. Como podemos ajudar estes insetos benéficos a viver em boas condições?

 

Acesso à água na primavera 

Depois de acordar do sono de inverno as abelhas precisam de água, mas às vezes não há nenhuma gota de água sobre as plantas. Além disso, os apiários estão muitas vezes longe de cursos naturais de água. Torna-se muito difícil para as abelhas que ainda estão fracas e dormentes depois da sua hibernação de inverno, levar água às suas colmeias, pelo que é importante disponibilizar recipientes com água nos apiários. Veem-se frequentemente abelhas com sede a beber água em reservatórios naturais, mas infelizmente, muitas delas afogam-se. 

Os apicultores tentam evitar isto de diferentes maneiras instalando nos seus apiários recipientes com água e palha ou galhos de árvore, mas todos estes materiais naturais apodrecem com o tempo e poluem a água, e por isso têm de ser substituídos frequentemente.

Uma solução simples para o problema é colocar uma camada fina de um material amigo do ambiente como o agregado Leca no recipiente da água. Recipientes de plástico de grande volume, com uma grande superfície plana de água cheios com Leca e semienterrados no chão ou colocados perto do apiário funcionam muito bem. Uma fina camada de 2-3 cm de Leca flutuante dá às abelhas um local para pousarem e beber em segurança.

Piotr Szwałek, que administra o apiário juntamente com a sua mulher Jadwiga, diz que é por causa da sua cor escura que o agregado aquece rapidamente ao sol.

- É particularmente importante na primavera dar às abelhas o acesso à água o mais próximo possível das colmeias para garantir que elas não congelam quando a temperatura do ar ainda pode ser muito baixa, acrescenta ele.

E graças à tensão superficial da água, a superfície do agregado permanece sempre húmida. Outra vantagem do agregado leve Leca® é ser um material cerâmico: não reage com a água, pelo que a água permanece fresca por mais tempo. O agregado leve Leca® também impede a sua evaporação rápida, o que significa que o recipiente é reabastecido com menos frequência, economizando-se tempo e água.

 

Alimentando as abelhas no outono

Quando as pessoas recolhem o mel das colmeias, esgotam os preciosos recursos que as abelhas reuniram para sobreviver em boas condições nos tempos difíceis do outono, inverno e início da primavera. Tem de haver uma compensação por essa perda. Os apicultores alimentam as abelhas normalmente com xarope de açúcar caseiro ou xaropes comerciais, por exemplo de beterraba ou trigo. Para isso, eles colocam diferentes tipos de alimentadores nas colmeias, dependendo do sistema de alimentação utilizado.
Aqui, também se revela útil o agregado leve Leca® para salvar as abelhas do afogamento e ajudá-las a converter o xarope em alimento de inverno. Usando o agregado, é mais fácil garantir que os insetos são alimentados com segurança. O material é quimicamente neutro, portanto não reage com o xarope e ajuda a mantê-lo fresco por um longo período de tempo.

 

habitat

 

habitat

 

habitat

 

habitat