Edifício icónico com blocos Leca® - Copenhaga

 

A Daells Varehus foi criada pelos dois irmãos: Christen e P.M. Daell, e começou como uma empresa de vendas por correspondência, imitando o modelo americano, em 1910. Em 1912, a loja Nørregade abriu em Copenhague num edifício emblemático que hoje abriga um famoso hotel chamado "Hotel Sankt Petri". Em 1953 o arquiteto Vilhelm Lauritzen teve a tarefa de reconstruir todos os edifícios como um todo. Fez isso com blocos Leca®!

A velha Daells Varehus vendia tudo o que o coração poderia desejar - roupas de trabalho, roupas de moda, lingerie, roupa para criança e brinquedos. A Daells Varehus enviou catálogos coloridos para toda a Dinamarca. O primeiro saiu em 1911 com um pequeno fio, recomendando às pessoas que o pendurassem para "o ter sempre à mão!". Os catálogos da Daells Varehus foram considerados o diário histórico-cultural mais importante da Dinamarca!

 

habitat

Em 1953 o arquiteto Vilhelm Lauritzen teve a tarefa de reconstruir todos os edifícios como um todo. Fê-lo com blocos Leca®!
O edifício característico de estilo modernista com 17.000 m2 é considerado digno de conservação. A fachada possui alvenarias em blocos Leca® entre os pilares e as vigas da estrutura porticada.

O edifício tornou-se uma referência na brochura de produtos de alvenaria Leca® em 1957.
A 31 de março de 1999, a Daells Varehus em Nørregade abriu pela última vez aos 92 anos. Terminou uma era, mas em 2003 começou uma nova quando o prédio foi renovado e transformado no Hotel Sankt Petri. A fachada foi totalmente renovada com o sistema de renovação de fachadas Weber Serpomin e a cor foi alterada para a cor original: vermelho profundo.

habitat

 

Em 2006 o Hotel Skt. Petri foi apelidado como o melhor hotel da Dinamarca e recebeu também vários prémios nacionais e internacionais.

O prédio ainda é um marco no centro de Copenhagua e os blocos Leca® ainda cumprem a sua função original como parte central da construção do edifício. 

 

habitat