Casas Leca® - pequenas histórias

 

Conforto, segurança e estética são apenas algumas características que podemos encontrar em casas construídas com produtos Leca®. Conheça algumas histórias vindas da Noruega.

Uma vida confortável numa casa Leca®

A família queria uma casa clássica de alvenaria e a escolha dos produtos Leca® era natural.
- O silêncio é a melhor coisa quando se vive numa casa Leca®. O clima nesta área é bastante agreste e ruidoso, mas nós não o sentimos se não abrirmos a porta da rua. Tivemos temperaturas exteriores de -20 °C, mas dentro de casa, tivemos sempre uma temperatura confortável. Preparámos tudo para três fontes de energia quando construímos a casa: eletricidade, gás e bomba de calor de ar para água. A bomba de calor sozinha aquece toda a casa apesar do frio exterior. 

 

habitat

 

Segurança contra incêndio nas casas Leca®


Esta casa é a primeira casa construída como consequência direta de uma campanha de casas Leca® que decorreu há alguns anos. Está situada na pequena cidade idílica de Drøbak, a sul de Oslo.
Os proprietários da casa, Eva Gulbransen e Trygve Wefring, queriam uma casa de alvenaria principalmente por duas razões:
- Baixa manutenção e segurança contra incêndios. "Estamos cansados de nos pendurarmos numa escada a pintar paredes, queríamos uma manutenção fácil. Além disso, tínhamos a segurança contra incêndios das casas de alvenaria, lemos sobre incêndios domésticos todos os dias."
- "Este é realmente um sonho tornado realidade para nós", diz o casal.

 

habitat

 

Pelo amor à alvenaria

Era a primeira casa da arquiteta Kirsti Sveindal e tinha que ser uma casa de alvenaria.
- "Eu tenho um amor pela alvenaria", disse ela. O seu desejo era ter uma casa sem manutenção com uma expressão intemporal, e, portanto, era natural escolher o Isoblock Leca®, que permite um acabamento em reboco tanto no interior como no exterior.
- "Agora moramos aqui há um ano e estamos muito satisfeitos. A casa tem uma solução espacial interior aberta mas há pouco para ouvir, por exemplo, brinquedos de crianças a cair no chão. A alvenaria é quente e confortável no inverno e fresca no verão. É exatamente como deve ser", diz Kirsti Sveindal, que está atualmente a desenhar casas para outras pessoas - várias casas de alvenaria.

 

habitat

 

Uma casa passiva Leca® emocionante

A casa passiva é um padrão que estabelece requisitos rigorosos para o consumo de energia. As casas passivas têm um consumo de energia particularmente baixo reduzindo o impacto ambiental.
Os construtores, sendo uma empresa de alvenaria queriam, naturalmente construir a casa passiva em Leca® em vez da madeira, que era a ideia inicial. Usavam Leca® sempre que podiam: em paredes interiores, paredes exteriores, pavimentos, ...
O facto do material Leca® ser mais resistente, torna a insonorização das casas particularmente boa o que é um valor acrescentado nestas circunstâncias.
- "A experiência mostra que os residentes dificilmente ouvem ruídos exteriores se não abrirem uma janela ou uma porta. Percebe-se isso assim que se entra: é uma boa casa para se estar."
- "Uma outra vantagem é que, para a ventosa Noruega ocidental, as casas são estanques. Mesmo nos dias mais ventosos, não há uma corrente de ar na casa." 

 

habitat