

O contacto de água vinda dos solos adjacentes aos edifícios de forma prolongada em paredes enterradas origina diversos problemas sendo o mais comum o da humidade.

As consequências mais comuns podem ir desde a deterioração do revestimento interior, com o aparecimento de bolores, até à degradação das armaduras da própria estrutura em betão armado.

Nalguns casos as paredes podem mesmo fissurar pela forte pressão que o terreno exerce sobre elas devido às elevadas quantidades de água que contém. A água pode, inclusivamente, passar para dentro do edifício.


Fazer uma vala em redor do edifício.
Impermeabilizar pelo exterior as paredes que vão ficar enterradas com weber.tec superflex more ou weber.dry KF ou weber.dry KG. Depois de colocar o tubo drenante com os orifícios voltados para cima, cobrir o interior da vala com um geotêxtil deixando as pontas suficientemente grandes para que, depois de preenchida a vala, possam sobrepor-se sobre si próprias. O tudo drenante perfurado (geno-dreno) deve ficar coberto pelo geotêxtil.

Impermeabilizar pelo interior as paredes enterradas com, por exemplo, weber.dry KF ou weber.dry KG. Preencher a vala com Leca® Light Plus solta até à cota desejada.
Acomodar a Leca® Light Plus sem exercer grande pressão.

Sobrepor as pontas do geotêxtil de forma a cobrir totalmente a camada de Leca® Light Plus.

Fazer o aterro em redor do edifício tendo o cuidado de o deixar ou ao mesmo nível do edifício ou (preferencialmente) com uma inclinação que facilite o afastamento das águas do edifício. Junto ao edifício coloque godo ou gravilha numa espessura mínima de 20 cm de altura.