West Side Solna rodeada de grânulos de argila

Próximo de Estocolmo, no cruzamento entre as comunas de Solna e Sundbyberg, está a surgir o edifício residencial West Side Solna. Para isolar e drenar o local de construção era necessário preencher o volume entre as estacas e as paredes em torno de todo o edifício. O agregado leve Leca® foi selecionado como material de enchimento pois cumpre ambas as funções – isolamento e drenagem — e é ainda fácil de instalar.






Os 252 apartamentos do West Side Solna estarão prontos em finais de 2019 e os residentes terão acesso, entre outras comodidades, a uma piscina comunitária no jardim e a um terraço comum na cobertura. O edifício terá entre seis a oito pisos, com o ponto mais alto voltado para as ruas principais e o ponto mais baixo para as ruas mais estreitas.

A aplicação do agregado leve de argila expandida Leca® elimina necessidade de placas de isolamento ou drenagem

O fácil manuseamento do material foi uma das principais razões para a escolha do agregado leve Leca® para o enchimento em redor do edifício. Adicionalmente, esta opção demonstrou ser também financeiramente vantajosa, já que o agregado leve de argila expandida Leca® tem também propriedades de isolamento e drenagem, eliminando a necessidade do uso de placas para estes fins entre as estacas e as paredes do prédio.
O agregado leve Leca® foi aplicado diretamente no betão, sendo este depois selado nas juntas entre os elementos pré-fabricados, acelerando assim a conclusão dos trabalhos.

Logística eficaz
Para a conclusão do projeto foram entregues cerca de 2800 m3 de agregado leve de argila expandida Leca® usando um veículo com bombagem pneumática. Como se trata de uma obra localizada em meio urbano com acesso limitado à zona de trabalhos, a possibilidade de bombar o enchimento diretamente para o local de instalação facilitou o trabalho e ajudou a evitar atraso.

Projeto: edifício residencial West Side Solna
Promotor imobiliário: SSM AB
Subempreiteiro: JV AB
Produtos Leca®: argila expandida Leca® 12-20
Volume utilizado: 2800 m3