Transformação da orla marítima de Blackpool

O agregado leve Leca® forneceu a solução estrutural leve necessária para reconstruir e transformar a orla marítima de Blackpool, no Reino Unido.






O enchimento geotécnico com agregado leve Leca® fez parte do investimento de 80 milhões de libras do município para recuperar a orla marítima da cidade de Blackpool, tendo permitido uma redução de custos substancial.

Construção da defesa marítima de Blackpool
A Birse Coastal, empresa responsável pela obra, recorreu pela primeira vez à argila expandida e usou cerca de 4000 metros cúbicos de agregado leve Leca® para preenchimento do fosso entre as defesas marítimas já existentes e um novo paredão.
Este paredão, com sete metros de altura e formado por unidades pré-fabricadas de betão, foi edificado imediatamente em frente à parede já existente, limitando o espaço para fundações.

Recorrendo a materiais tradicionais, muito pesados, a única solução para a obra teria sido demolir o antigo paredão, o que implicaria custos elevados, tanto em termos de trabalhos temporários como permanentes. Após um longo processo de avaliação técnica, os consultores do Grupo Halcrow concluíram que o agregado leve Leca® era 66 por cento mais leve do que a solução concorrente mais próxima e consideravelmente mais económico.
Poderia, por isso, ser usado como solução de enchimento leve, evitando a demolição das defesas marítimas existentes.

De acordo com Anthony Burgess, gestor de projetos de engenharia na Birse Coastal, esta opção terá permitido ao município de Blackpool poupar cerca de 250 mil libras, tanto pelo custo do material, como pelos trabalhos adicionais que permitiu evitar. "Nunca tínhamos utilizado um enchimento leve, mas o agregado leve Leca® apresentou um ótimo desempenho. Inicialmente, estávamos um pouco preocupados com a utilização de um material leve num ambiente tão exposto. Pensávamos que poderia ser arrastado pelo vento ou pelas marés. Mas recebemos um bom suporte por parte da Leca e, quando testámos o agregado no projeto de Blackpool, este demonstrou ser muito eficaz e simples de instalar”, diz Anthony Burgess.

Agregado leve Leca® entregue no local
Para ajudar a reduzir os custos, o agregado leve Leca® de 10-20 mm foi transportado por barco, recebido nas docas de Goole e encaminhado por camião de cargas volumosas em lotes de 86 metros cúbicos através dos Montes Peninos até Blackpool, contornando a necessidade de veículos basculantes articulados.

Feedback positivo
Gareth Robertshaw, consultor de engenharia do Grupo Halcrow afirmou: “Tínhamos um forte desafio de conceção na secção 7 do projeto. O novo paredão teve de ser construído imediatamente em frente às defesas de mar já existentes, limitando o espaço para fundações”.
“Com materiais tradicionais não teríamos conseguido um resultado que funcionasse sem demolir as barreiras existentes, com os custos inerentes. O agregado leve Leca® permitiu reduzir o peso da nova construção em cerca de 40 por cento suportando a carga do novo paredão que permaneceu dentro do espaço do projeto original”, explica Gareth Robertshaw.
“Em suma, esta solução permitiu resolver a questão dentro do prazo e orçamento, o que é um verdadeiro sucesso, dados os desafios iniciais”,
continua. Não foi necessário um período de assentamento antes da cobertura de betão ser instalada e o novo passeio foi finalizado com elementos de betão decorativo.
A Birse Civils foi um dos seis empreiteiros a trabalhar na fase final dos seis anos de reabilitação da orla marítima de Blackpool, que pretende torná-la a “melhor orla e melhor passeio marítimo do Reino Unido”.

Propriedades fundamentais do agregado leve Leca®
A Leca® é um agregado de argila expandida produzido pelo aquecimento e queima de argila natural num forno rotativo a temperaturas até 1150 º criando um granulado de cerâmica. Com uma densidade média após compactação de apenas 300 kg/m³, o agregado leve Leca® facilita a drenagem, é quimicamente inerte e resistente a
temperaturas extremas.

O agregado leve Leca® é usado em diversas obras de engenharia civil e de enchimento geotécnico. Ajuda a reduzir o peso das cargas até 75 por cento em estruturas de retenção, sem necessidade de períodos prolongados de assentamento, mesmo em aplicações com enchimentos volumosos. Com uma aplicação em obra 16 vezes mais rápida do que os enchimentos tradicionais, o agregado leve Leca® apresenta-se como uma alternativa económica para diversos tipos de projeto.

Cliente: Município de Blackpool
Consultor: Grupo Halcrow
Empreiteiro: Birse Civils
Produtos: Leca® 10-20
Volume utilizado: 4000 m3