Tetos com isolamento acústico em escola de música

[POLÓNIA] As salas de ensaio das escolas de música exigem elevado isolamento acústico para evitar que os alunos interfiram entre si enquanto ensaiam. O agregado leve Leca® permitiu cumprir este requisito num antigo edifício histórico.






A cidade de Wroclaw, no sudoeste da Polónia, foi Capital Europeia da Cultura em 2016 e acolhe várias academias e escolas superiores dedicadas ao ensino cultural e artístico. Uma delas é a Escola Secundária de Música, localizada na rua Podwale. O edifício da escola foi construído no século XIX, apresentando uma estrutura tradicional com paredes em tijolo, tetos em madeira e também em tijolo no piso térreo. Após quase dois séculos de uso, a maioria dos tetos encontrava-se deteriorado, causando problemas significativos de saúde e de segurança.

Renovação dos tetos

Após uma peritagem profunda das condições técnicas do edifício, decidiu-se avançar para a substituição de todos os tetos. Após a desmontagem dos tetos antigos, foram instaladas vigas em aço com perfis de secção L e aplicadas lajes de betão armado de 90-120 cm de comprimento sobre elas. Este tipo de solução é conhecido na Polónia como teto WPS e destina- -se a garantir a segurança do edifício e a conferir-lhe capacidade de carga.

Conforto acústico

Uma escola de música é uma instalação muito específica, com diversas salas onde se ensaiam instrumentos musicais e desenvolvem talentos vocais, individualmente ou em pequenos grupos. Dado que geralmente os ensaios decorrem em simultâneo, cada sala deve ter isolamento acústico para que os alunos não prejudiquem a aprendizagem dos colegas. No caso da escola de Wroclaw, as antigas paredes de tijolo e as portas e janelas bem isoladas já cumpriam esta função. Faltava apenas resolver a questão do isolamento eficaz dos tetos.

Para isso, foi aplicado agregado leve Leca® de 10-20 mm sobre as lajes de betão usadas no novo teto WPS. Além de não sobrecarregar o teto, a estrutura interna porosa do agregado e os espaços livres entre os grânulos ajudam a dissipar as ondas sonoras, melhorando o isolamento acústico. Para isolamento do ruído de impacto foi aplicada uma camada de lã mineral sobre a argila expandida e, finalmente, colocado um piso de betão tradicional (cimento de argamassa).

Na parte inferior do teto foi ainda instalado um teto suspenso especial Ecophon, que limita a reverberação, ou seja, o efeito gerado pelas ondas sonoras quando estas são refletidas de forma continuada. Além disso, foi colocada uma camada de lã Isover sob este teto suspenso. Após os trabalhos, o teto foi submetido a testes acústicos. Apesar de durante os ensaios faltar ainda a instalação do revestimento do chão, obteve-se um isolamento acústico para sons aéreos de R'w = 58 dB e um isolamento de sons de impacto de L'nw = 41 dB. Estes resultados por si só já proporcionam um conforto acústico adequado para as salas de ensaios, mas após a colocação de revestimento no chão e conclusão dos trabalhos de remodelação, o nível de conforto será ainda maior.

Com esta obra, o agregado leve Leca® contribuiu para o desenvolvimento da ciência e da cultura na Polónia.

Instalação: Escola de música de Wroclaw

Localização: Wroclaw

Investidor: Câmara Municipal de Wroclaw

Empreiteiro: Haras Budownictwo Sp. z o.o. Sp.k.

Período de construção: 2016-2019 Produtos Leca®: KERAMZYT isolante 10-20 R.

Volume de material utilizado: 240 m3