Ponte de Queensferry, Escócia

Ponte de Queensway junta-se às famosas pontes do rio Forth na Escócia.



Ponte de Queensferry, Escócia

O agregado leve Leca® foi selecionado como o material principal para o desenvolvimento e construção da ponte de Queensferry, a nova ponte rodoviária na Escócia. A ponte de 2,7 km de comprimento liga agora Edimburgo e Fife.

A ponte de Queensferry, que e a maior ponte atirantada de três torres do mundo e também a maior com cabos que se cruzam na parte media do vão, abriu oficialmente ao trafego a 4 de setembro de 2017.

Foram utilizados 5500 m3 de agregado leve Leca® (10-20 mm)no reforço da estrutura de suporte da ponte no lado norte da A90. A Leca UK forneceu o agregado leve usado para elevar parte da estrutura principal existente da A90 e alarga-la para ocidente.

A solução tradicional de colocação direta de materiais de enchimento convencionais na estrada A90 existente e no solo adjacente teria provocado cargas adicionais sobre a turfa mole e os materiais aluviais subjacentes. Em consequência, ter-se-iam verificado assentamentos significativos, bem como problemas ambientais e de sustentabilidade.

A densidade do agregado leve Leca® e de cerca de 25% da densidade dos enchimentos convencionai; por isso, a equipa optou por escavar o terreno existente ate uma profundidade que permitisse a substituição e o enchimento até ao novo nível do projeto. Esta opção resultou na aplicação de uma carga equivalente a zero sobre os estratos moles subjacentes, o que garantiu que o risco de assentamentos pós-construção fosse mantido no mínimo e os problemas de assentamentos diferenciais fossem compensados.

O agregado leve Leca® trouxe ainda benefícios adicionais de curto e longo prazo, tais como o encurtamento significativo do tempo de construção e o aumento da eficiência do processo construtivo, o que resultou em interrupções e atrasos mínimos para os utilizadores das estradas.
Somam-se também os benefícios ambientais obtidos com a redução do congestionamento e das emissões dos veículos.
 

Obra: Ponte de Queensferry
Localização: Escócia
Volume aplicado: 5500 m3
Consultores de engenharia
Grontmij (Externo)
Forth Crossing Design JV Design parceria incluindo a Sweco (ex-Grontmij), Gifford, Ramboll and Leonhardt Andra and Partners, em representação da FCBC (Interno)
Empreiteiro: Forth Crossing Bridge
Construtora: JV (FCBC), consórcio da Hochtief, Dragados, American Bridge International e Morrison Construction
Produtos: Leca® 10-20 mm