Novo centro de distribuição amigo do ambiento do Lidl

O impacto ambiental foi a principal prioridade na construção do terceiro centro de distribuição do Lidl no país. O agregado Leve Leca®, um produto sustentável e económico, foi selecionado para as estruturas leves.






Com uma superfície de 60 000 m2 e um custo de 100 milhões de euros, a construção do novo centro de distribuição das lojas Lidl, em Järvenpää, na Finlândia, dedicou particular atenção à sustentabilidade de supermercados foi construir o
centro de distribuição mais amigo do ambiente da região nórdica e espera agora alcançar a classificação de “Excelente” na candidatura à certificação ambiental BREEAM.

Aumentar a capacidade de distribuição 
“Vamos abrir dezenas de lojas no sul da Finlândia nos próximos anos.Precisamos de capacidade adicional de distribuição para maximizar a oferta de produtos sete dias por semana”, explica Virpi Kaikkonen, Diretor de Desenvolvimento e Imóveis do Lidl.
“O agregado leve Leca® foi utilizado como estrutura de transição em cunha para compensar a diferença de deslocamentos na transição da área de carga, coberta com uma laje de betão estabilizada para a área não pavimentada. Outro local que exigiu uma estrutura leve para evitar o assentamento foi a zona ao longo da passagem do transporte urbano ligeiro pela área, que ficará cerca de um metro maior do que a cidade tinha planeado antes do projeto Lidl", afirma o gestor de projetos Risto Riisiö, da Geotek Oy.

No total, foram utilizados aproximadamente 6500m3 de agregado leve Leca®.O diretor da obra, Antti Saikkonen, da Graniittirakennus Kallio Oy, explica que a empresa utiliza o controlo digital em todas as suas máquinas, o que aumenta a eficiência e acelera a conclusão da obra.
De acordo com Antti Saikkonen, o empreiteiro escolheu o agregado leve Leca® depois de investigar profundamente várias alternativas para a estrutura leve e ter concluído que o material poderia satisfazer eficazmente os requisitos de engenharia especificados para o projeto.“Com a utilização do agregado leve Leca® basta que as entregas se façam dentro dos prazos programados e no local exato em que as descargas são necessárias. Não há necessidade de armazenamentos intermédios, o que aumentaria os custos e exigiria espaço adicional. A operação com a Leca Finlândia e a logística necessária funcionaram bem”, conclui o empreiteiro.

Obra: Centro de distribuição do Lidl
Localização: Järvenpää, Finlândia
Projetista: Geotek Ltd.
Empreiteiro principal: Fira Ltd.
Empreiteiro de construção: Graniittirakennus Kallio Ltd.
Volume utilizado: 6500 m³
Produtos Leca®: agregado leve Leca®