Leca® oferece solução simples e eficiente para retenção de águas pluviais em pátio ajardinado

[Suécia] A instalação de um reservatório para retenção de águas pluviais no pátio ajardinado de um novo complexo residencial em Gotemburgo fez desde sempre parte do projeto. A substituição dos materiais inicialmente previstos para a estrutura pelo agregado leve Leca® acabou por revelar-se uma excelente decisão ao permitir a conclusão dos trabalhos dentro do prazo.






Os promotores imobiliários Poseidon e Egnahemsbolaget juntaram-se à empresa de construção Skanska para construir 249 novos apartamentos numa zona de Gotemburgo conhecida como Makrillen.


Sistema de retenção de águas pluviais com Leca®
O novo conjunto residencial tem um amplo pátio central ajardinado para uso comum dos residentes, onde foi aplicado agregado leve Leca® na construção de um reservatório para retenção de águas pluviais. “Estava prevista a construção de um reservatório para reter a água da chuva com um painel de isolamento na parte inferior, macadame e geotêxtil na parte superior e, finalmente, cascalho no topo”, explica Mathias Henriksson, da empresa de construção HTE Produktion e responsável pela gestão da obra. “Sabíamos que esta solução seria demorada por implicar várias etapas com diferentes materiais”, detalha. Assim, em alternativa, a HTE Produktion apresentou uma solução alternativa com agregado leve Leca®, mais rápida e mais simples de executar.
A empresa tem experiência comprovada de trabalho com o agregado leve Leca®. Sabiam, por isso, que o material, devido à sua estrutura interna porosa, é capaz de reter e retardar a infiltração da água no solo. O agregado leve Leca® foi assim aplicado em vez da solução inicial. Com uma camada de 30 cm de agregado leve foi possível atingir o mesmo nível de isolamento do que se tivesse sido usada uma placa de isolamento de EPS (poliestireno expandido), por exemplo.


Ganhar tempo quando há atrasos
A substituição acabou por revelar-se uma excelente decisão, já que o mau tempo e a demora na entrega de outros materiais atrasaram o projeto em várias semanas. “Perdemos seis semanas numa outra etapa do projeto, mas conseguimos recuperar, graças a termos optado por trabalhar com o agregado leve Leca®”, congratula-se Mathias Henriksson.
A possibilidade de bombagem pneumática do material a partir de um camião-cisterna Leca® foi também decisiva no ganho de tempo.
Em apenas um dia, a HTE Produktion tinha já um terço do pátio pronto.
Depois de bombado, o agregado leve Leca® foi compactado com uma placa vibratória. “Achamos que a Leca® é um material muito fácil de trabalhar e de compactar, ao contrário de outros materiais convencionais existentes no mercado”, termina o responsável pela gestão da obra.

Projeto: construção de reservatório para retenção de águas pluviais no complexo residencial Makrillen
Promotor: Poseidon e Egnahemsbolaget
Empreiteiro: Skanska
Subempreiteiro: HTE Produktion
Arquiteto: Arkitekthuset
Produto Leca®: Leca® Infra 10/20
Volume de material utilizado: 700 m3