Leca® ajuda a gerir a água e a manter relvado artificial seco

Sempre que o Lunner FK, clube desportivo da cidade de Lunner, em Oppland (Noruega), jogar em casa, os atletas vão correr sobre 30 cm de agregado leve Leca®, usado de forma inovadora para gerir a água no relvado.






O projeto do novo campo de jogos do Lunner FK foi concebido pelo arquiteto paisagista, Arvid Moger, que já projetou mais de 300 campos de relva sintética um pouco por todo o sul da Noruega, desde Stavanger, na região mais a sul, até Trysil e Ringebu, a norte. “Arvid Moger é o guru dos campos de relva sintética”, diz Christian Bruun, CEO da Åsmund Pettersen & Sønn, responsável pela obra.

Capacidade de drenagem era fundamental
Para garantir a correta drenagem do campo, Arvid Moger recomendou a aplicação de agregado leve Leca® sob o relvado do novo campo. “O terreno era suscetível a congelamento e foi necessário resolver essa questão. Considerámos duas opções como as mais adequadas: o agregado leve Leca® ou o poliestireno extrudido (XPS). Ambas têm pontos positivos, mas a vantagem do uso da argila expandida é que esta permite também uma boa drenagem do relvado”, explicou. As placas de XPS elevariam o campo em 8 cm, ao passo que o agregado Leca® permitiu subi-lo 30 cm. Como existia margem para profundidade adicional, o agregado de argila expandida foi a escolha perfeita.

Reservatório de água
“Os 30 cm de agregado leve Leca® são uma excelente camada de drenagem, permitindo a criação de um grande reservatório de água. Desta forma, pode existir muita água no terreno, mas nunca haverá uma piscina no meio do campo”, refere Arvid Moger.
Para a Åsmund Pettersen & Sønn é muito positivo poder trabalhar em projetos locais na região de Hadeland e Ringerike. “Construímos a maior parte das instalações desportivas em Hadeland nos últimos anos”, diz Christian Bruun, listando alguns dos projetos que desenvolveram: o ringue de gelo artificial, em Jevnaker; a pista e as instalações do campo, em Brandbu; dois relvados artificiais em Ringerike; um campo sintético em Brandbu e a pista e instalações do campo, em Nittedal. Muitas destas obras incorporaram o agregado leve Leca® na sua execução.

Carga uniforme
“É necessário equipamento apropriado para entregar e colocar o agregado Leca® no local. Para este projeto usámos escavadoras e é um trabalho que deve ser realizado corretamente. O agregado leve Leca® é um material que flui facilmente para o local pretendido e deve ser carregado uniformemente, por isso é importante que não se utilizem máquinas grandes que gerem pressão excessiva no terreno”, diz Christian Bruun.
“O agregado leve Leca® é usado frequentemente em campos de relva artificial. A nossa experiência diz-nos que este tipo de solução é fantástica, tanto pela sua capacidade de isolamento e armazenamento de água, bem como de impermeabilidade”, completa.
Terje Engelkor, gestor de conta na Leca, está também muito satisfeito com o relvado do clube desportivo do Lunner FK. “Tem sido uma experiência bastante positiva. Foram usados cerca de 1300 m3 de agregado leve Leca® e na minha opinião a entrega e utilização da Leca® no projeto resultaram muito bem”, diz.

Projeto: Relva artificial para campo de desportos de Frøystad
Cliente: Lunner FK
Arquiteto paisagista: Arvid Moger
Empreiteiro de maquinaria: Åsmund Pettersen & Sønn
Produtos Leca®: argila expandida Leca® 0-32 mm
Volume utilizado: 1300 m3