Geo Leca® ajuda a recuperar muro de suporte em zona comercial

O agregado leve Leca® foi fundamental na estabilização do muro de suporte do parque de estacionamento da loja Bricomarché de Penafiel.






A deformação do muro de contenção do aterro sobre o qual assenta o parque de estacionamento da loja Bricomarché, em Penafiel, obrigou a uma intervenção para a sua recuperação e reforço em que a Geo Leca® foi utilizada para criação de um aterro leve destinado a reduzir as ações horizontais sobre o muro.
Para a equipa da Tisem, gabinete responsável pelo projeto da obra, as alterações transversais (no plano da consola) e longitudinais verificadas no muro apontavam para a existência de vários problemas. 

Um muro, vários desafios
Por um lado, dado que muro foi originalmente edificado sobre um aterro de grandes dimensões, suspeitava-se que a deformação longitudinal pudesse derivar de um escorregamento ou rotação da sapata. Por outro, a deformação poderia ter “dado origem à descompressão do aterro de tardoz, com assentamentos significativos, não sendo de descartar algum problema com arrastamento de finos pelo sistema de drenagem do muro”, explica Emanuel Lopes, engenheiro na Tisem e responsável pelo projeto. 
“Adicionalmente, e após análise do projeto existente, verificou-se que a armadura existente na parede em consola era insuficiente para resistir aos esforços originados pelas ações aplicadas”, continua.

Ancoragem ou aterro leve?
Face ao desafio colocado, a empresa analisou duas soluções: a ancoragem do muro ao terreno ou a criação de um aterro leve e construção de contrafortes nas zonas mais elevadas do muro. “A solução de ancoragem do muro foi descartada em fase de estudo prévio”, diz Emanuel Lopes. Além de se tratar de uma opção mais dispendiosa, verificou-se que a reação vertical das ancoragens aumentaria a tensão sobre o solo. “Nesta solução, ainda que a movimentação de terras fosse menor, era necessário refazer parte do aterro de tardoz que se encontrava descomprimido”, conclui. 
Para os responsáveis pelo projeto, a execução de um aterro leve e reforço pontual do muro apresentava diversas vantagens. A escavação total, necessária para a construção do aterro, permitiria a “análise visual da face interior do muro e da sapata e a verificação da necessidade de correção de patologias estruturais relevantes”, indica o projetista. 
Além disso, a construção do aterro leve possibilitaria ainda “a implementação de uma solução de drenagem eficaz e a redução efetiva das ações aplicadas ao muro, reduzindo o momento fletor, o esforço transverso aplicado e a tensão no solo”, completa. 
Na perspetiva do dono-de-obra, o Grupo IMMO Mosqueteiros, a opção pelo aterro leve mostrava-se também como a mais interessante, já que permitia o equilíbrio entre o custo da obra e a rapidez necessária para a sua conclusão. “O prazo de execução era um elemento fundamental nesta obra”, explica Eurico Justo, do Grupo IMMO Mosqueteiros. “Ao escolher a solução menos invasiva e que exigiria menos maquinaria e menos mão de obra especializada tínhamos maior garantia de conclusão dos trabalhos dentro do prazo definido”, conclui. 
 

Pressão sobre o muro reduzida em 60 por cento
Escolhida a via do aterro leve, a concretização da obra passou pelo reforço do muro nos pontos em que este se encontrava sujeito a um maior esforço por forma a garantir a sua estabilidade e pela execução de um aterro em material leve Geo Leca®, destinado a reduzir as ações horizontais sobre a parede do muro.
“Apenas com a adoção de uma solução aterro leve, e desprezando o reforço estrutural adicional, houve a redução de aproximadamente 60 por cento dos esforços atuantes (momento na ordem dos 380kNm/m e esforço transverso na ordem dos 100kN/m), sendo que a tensão aplicada ao solo encontrou-se dentro dos valores normais (~150kPa)”, concretiza Emanuel Lopes. 

Leca® facilita o trabalho
Para a Tisem, a escolha da Geo Leca® para aplicação neste projeto foi facilitada pela qualidade da informação disponível e pelo apoio da Leca Portugal, que permitiu avaliar com detalhe a adequação da solução à obra em causa.
Uma opinião partilhada por Eurico Justo, do Grupo IMMO Mosqueteiros. “A forma como a Leca nos acompanhou foi fundamental para a nossa escolha e para o sucesso da obra”, diz. 
Já em obra, a Geo Leca® correspondeu sempre de forma positiva aos resultados esperados. “Já conhecíamos a Leca®, mas foi a primeira vez que usámos a Geo Leca® na construção de um aterro de muro e foi uma surpresa muito agradável”, conta Ricardo Ramos, engenheiro na empresa Os Novos Construtores, responsável pela empreitada. “A aplicação foi muito simples e até superou as nossas expectativas em termos de rapidez de trabalho”, conclui. 

Obra Estabilização do muro do parque de estacionamento da loja Bricomarché
Localização Penafiel, Portugal
Dono-de-obra Grupo IMMO Mosqueteiros (Eng. Eurico Justo)
Empresa de Projeto Tisem (Eng. Emanuel Lopes) 
Empreiteiro Os Novos Construtores (Eng. Ricardo Ramos)
Produtos 2 000 m3 Geo Leca®