Embaixada dos Estados Unidos em Londres

O agregado leve Leca® (10-20 mm) foi selecionado como um dos principais materiais para a construção da nova Embaixada dos Estados Unidos em Londres. Este cubo de vidro de 12 andares ergue-se a 65 metros de altura e ocupa mais de 46 mil metros quadrados de espaço, tendo sido desenhado pela Kieran Timberlake, sediada em Filadélfia.






A nova Embaixada dos Estados Unidos em Londres, há muito planeada, está pronta a ser inaugurada. O edifício é um moderno cubo de vidro de 12 andares com 65 metros de altura e que ocupa mais de 46 mil metros quadrados de espaço. O projeto é da responsabilidade do estúdio americano de arquitetura Kieran Timberlake, com sede em Filadélfia. 
A sede da representação americana muda-se para uma das maiores áreas de renovação de Londres, Nine Elms, e tem uma localização privilegiada, encontrando-se próxima da icónica central elétrica de Battersea e a cerca de 2,5 km a sul do Palácio de Westminster, na margem oposta do rio Tamisa. 

Estabilidade contra o congelamento
No total, foram aplicados na construção do edifício pela P J Carey Contractors Ltd mais de 4000 m3 de agregado leve Leca® (10-20 mm). O agregado de argila expandida Leca® foi selecionado para o projeto devido às suas propriedades, que o tornam um material muito versátil em trabalhos de engenharia geotécnica e estrutural. 
“A capacidade de resistência ao congelamento foi importante, pois o material foi proposto para aplicação em torno das tubagens subterrâneas, onde a suscetibilidade ao gelo era elevada”, explica o engenheiro de projeto, Rajatheepan Balachandran, da P J Carey Contractors LTD. Esta foi a característica decisiva, a par de outros aspetos positivos, incluindo a velocidade de entrega, a redução da pressão no solo, compactação limitada, baixa densidade e facilidade de manipulação.

Feedback positivo
“O agregado leve Leca® (10-20 mm) foi escolhido pela sua leveza porque esta é uma zona delicada. Era essencial que o material pudesse ser facilmente espalhado no solo proporcionando uma instalação suave. Tratando-se também de uma área onde existe muito tráfego de peões, era fundamental que o material tivesse uma compactação limitada”, continua Rajatheepan Balachandran. 
“A capacidade do agregado leve Leca® de ser entregue com descarregadores de oito rodas e em sacos de 2,2 m3 constituiu uma grande vantagem, pois o acesso ao local era extremamente restrito e limitado”, acrescenta. 
“O agregado leve Leca® foi utilizado especificamente para a área do empreendimento onde existirá uma grande passagem de pessoas — com o objetivo de minimizar o peso acima da estrutura do subsolo — proporcionando força e estabilidade adicionais”, conclui Rajatheepan Balachandran, acrescentando que “a velocidade de entrega garantiu que poderíamos cumprir os nossos apertados prazos do projeto”. 
 

Construção P J Carey Contractors LTD
Cliente principal Governo dos Estados Unidos
Produtos Leca® agregado Leca® 10-20 mm
Volume utilizado 4000 m3