Agregado leve Leca® salva antiga fortaleza

Os edifícios com significado histórico devem ser sempre protegidos. É nosso dever preservá-los, para que possam continuar a ser uma fonte de conhecimento histórico para as gerações futuras. A fortaleza de Wisłoujście é uma das últimas estruturas defensivas ainda existentes na cidade de Gdańsk, na Polónia.






A fortaleza de Wisłoujście é uma das últimas estruturas defensivas ainda existentes na cidade de Gdańsk, na Polónia. Construída na segunda metade do século XVI, foi edificada com o único material disponível na época, o tijolo tradicional, usado em todo o monumento, incluindo nos tetos em formato de abóbada. Durante vários séculos a estrutura foi usada para fins defensivos e reparada com os materiais disponíveis. Inclusivamente, parte da estrutura, localizada junto ao rio Vístula, foi coberta com terra. Já neste século, concluiu-se que para salvar a fortaleza seria necessária uma intervenção profunda, já que o edifício deixou de ter capacidade de suportar o peso do aterro criado, sendo indispensável substituir o solo húmido por um material mais leve.

Salvar a fortaleza
A Universidade Técnica de Gdańsk, experiente neste tipo de projeto geotécnico, especialmente na construção de estradas em terrenos com baixa capacidade de carga, conhecia bem as propriedades do agregado leve de argila expandida Leca®. Em colaboração com a Leca, recomendou a substituição do terreno acima das abóbadas de tijolo por um agregado leve, por forma a reduzir a carga existente sobre os antigos tetos. No decurso das obras de restauro, as abóbadas foram ainda reforçadas com uma camada de argamassa de cimento, foi incorporado isolamento hídrico e o aterro foi substituído com êxito. O projeto de recuperação da fortaleza realizou-se em duas fases.

Em 2006 foram realizadas obras preliminares, destinadas a aliviar a carga e proteger a estrutura contra a humidade. Posteriormente, em parte da superfície das antigas abóbadas de tijolo, o solo usado no aterro foi substituído por agregado leve de argila expandida Leca®. Uma solução que se mostrou eficaz nos 12 anos seguintes. Assim, em 2018, foi aplicado agregado leve sobre as restantes abóbadas. Adicionalmente, foram finalizadas e reparadas as impermeabilizações e preparado um novo terreno para jardim.

Atualmente, a fortaleza de Wisłoujście é um dos pontos turísticos mais visitados em Gdańsk, sendo acessível tanto por terra como por água.

Obra: Bastião de artilharia da fortaleza de Wisłoujście
Localização: Gdańsk, Polónia
Investidor: Museu de História da Cidade de Gdańsk
Empreiteiro: “BUDKON” SP. Z O.O.
Projeto geotécnico, fase I: Engenheiro PhD Adam Bolt e Doutor em Engenharia
Grzegorz Horodecki – Universidade Técnica de Gdańsk WBWiIŚ
Projeto, fase II: AQAPROJEKT SP. Z O.O.
Data de execução: 2006 e 2018
Produtos: agregado leve de argila expandida Leca® 8-20 R
Volume utilizado: 3200 m3