Agregado leve Leca® permite alargar estrada de forma simples e rápida



Corredor Morrazo

Para melhorar a segurança dos automobilistas, o troço da autoestrada AP-9 conhecido como Corredor do Morrazo, na Galiza, foi sujeito a obras de alargamento. O agregado leve de argila expandida Leca® foi usado em diversos pontos da via, permitindo um avanço mais rápido dos trabalhos quando comparado com outras soluções de reforço convencionais.

Depois de uma série de acidentes fatais naquele troço de autoestrada, a Xunta de Galicia avançou, em 2010, com um projeto para duplicar as faixas de rodagem da estrada existente. Originalmente, em vários pontos ao longo da via existia um problema relacionado com o deficiente sistema de drenagem transversal na defesa da extremidade das estruturas. Dada a extensão da estrada, era crucial aumentar o comprimento do sistema de defesa. Para que a estrada pudesse ser alargada com recurso à estrutura existente era necessário reforçar a estrutura ou reduzir a carga aplicada.

Leca® reduz carga de três estruturas de drenagem transversais

A Leca propôs o recurso ao enchimento leve em três dos pontos onde se verificava este problema, aplicando um total de 2500 m3 de Leca® L., o que permitiu reduzir cinco vezes o valor da carga face ao enchimento com um material tradicional. O processo de enchimento ficou concluído em menos de dois dias (800 m3/dia) incluindo a entrega, compactação e colocação da manta de geotêxtil.
Outro fator importante, aliado à baixa densidade do material e à rápida execução, foi a capacidade de drenagem desta solução, capaz de melhorar o escoamento de águas e oferecer maior proteção ao meio em redor.
O enchimento leve foi executado em camadas de 600 mm. Foi encapsulado com manta de geotêxtil de 200 gr /m2 e em firm package de 0.4 m.
O controlo de qualidade foi executado com uma placa de carga de grandes dimensões com 600 mm com valores para o primeiro e para o segundo ciclo de cargas como se segue: Ev1 =66.18 e Ev2 = 275.51 MN/m2 e um rácio entre módulos de Ev2/ Ev1 = 4.16. Estes parâmetros são superiores aos exigidos pelas instituições espanholas para a construção de estradas e pontes.
Uma vez mais, a argila expandida Leca® permitiu concluir um projeto de engenharia com uma solução inovadora, de forma rápida, simples e sustentável.
 

Projecto: MORRAZO CORRIDOR CG J.5
Construtora: Copasa , Covsa , Taboada and Ramos
Cliente: Xunta de Galicia
Engenharia: ICEASA and AIN Active
Produto: Leca® L