Metro ligeiro circula sobre agregado leve Leca®

Metro ligeiro circula sobre agregado leve Leca®

[DINAMARCA] O agregado leve Leca® foi o material escolhido para compensação de carga num troço de 300 metros do metro ligeiro de Odense.

O agregado leve Leca® está a ser utilizado como solução geotécnica nas obras de construção do metro ligeiro de Odense, que começará a operar em 2021. O metro ligeiro circulará na ilha de Funen, partindo de Tarup, via estação ferroviária de Odense, Universidade do Sul da Dinamarca e novo hospital, e terminando em Hjallese.
O contrato foi adjudicado ao consórcio constituído pela construtora Comsa, pelo Grupo Munck e pela Efacec. O grupo de trabalho optou por avançar com uma estrutura de estrada tradicional, com estabelecimento de tubagens de drenagem e sucção. Foram incorporadas camadas de suporte com aplicação de agregado leve Leca® nos troços de solo mole. A obra será agora terminada com a aplicação de uma camada de betão na primavera, após o qual serão instalados a eletricidade e os carris por um empreiteiro do setor ferroviário.

Compensação de carga com agregados leves
A Munck é responsável pela construção do metro ligeiro em grande parte do seu trajeto e está a trabalhar no projeto desde 2018. O agregado leve Leca® integrou o projeto quando, em 2019, foi encontrado solo mole num troço que atravessa um antigo pântano perto do estádio de Odense, o Nature Energy Park.
Thomas Damborg, da Munck, gestor de projeto responsável pela secção em que o agregado leve Leca® foi usado, diz: “Os consultores do consórcio optaram pela utilização de agregados leves nesta secção já que havia condições de solo muito difíceis. Eu e o presidente, Martin Debel, entrámos em contacto com a Leca Dinamarca e, juntamente com Knud [Mortensen] e René [Jespersen], chegámos a uma solução”.
Knud Mortensen, diretor técnico e René Jespersen, diretor comercial e de marketing, beneficiaram da sua experiência anterior em obras semelhantes, tanto no país como no estrangeiro. A solução final passou pela utilização de uma rede de reforço Triax 170 entre duas camadas de 25 cm de brita. Sobre ela foi aplicada uma camada de 70 cm de agregado leve Leca® envolvido numa manta de tecido não tecido. Finalmente, foi colocada uma camada de areia que será coberta por outra de betão. Os carris serão assentes sobre esta estrutura.

Entrega fácil com veículos de bombagem pneumática
No total, foram utilizados no projeto 4200 m3 de agregado leve Leca® entregues por veículos com bombagem pneumática. Em cada veículo foram necessários apenas três trabalhadores: um para segurar a mangueira, outro para ajudar a movimentá-la e um terceiro para distribuir o agregado. No momento da colocação do material, a espessura da camada foi medida para que fosse possível verificar o assentamento após a compressão. Era necessário atingir um máximo de 8 a 12% de assentamento e este requisito foi cumprido.

Martin Debel, da Munck, afirma: “Trabalhar com o agregado leve Leca® foi uma ótima experiência. Estou surpreendido com a sua compressibilidade, pois apesar de ser formado por grânulos redondos o material permanece firme. Também fiquei impressionado com a dureza que é alcançada na superfície com um material tão leve”. O principal desafio era compensar o terreno para suportar uma construção pesada e o agregado leve Leca® foi a solução ideal.


Solução mais eficiente
“Com 14 metros até atingir terreno sólido não era possível remover todo o solo mole. A colocação de estacas poderia ser uma solução alternativa, mas em geral causa vibração e poluição sonora. O pré-carregamento com areia também não era uma opção, pois exige um longo período de assentamento, tempo esse que não tínhamos. O agregado leve Leca® usado como compensação de carga foi a solução mais eficiente em termos de recursos para este projeto”, afirma Thomas Damborg.
O gestor de projeto da Munck já estava familiarizado com o material, dado que tinha trabalhado anteriormente em projetos na Suécia onde o agregado leve Leca® tinha sido utilizado para compensação de carga na construção de estradas. Foi simples para Thomas Damborg imaginar a aplicação da argila expandida noutras soluções geotécnicas. Acrescentou ainda ter ficado muito satisfeito com a colaboração da Leca Dinamarca.

Informações do projeto


Cliente: Odense Letbane P/S
Consórcio: CME-letbane (COMSA, Munck Gruppen e Efacec)
Produto Leca®: Agregado leve Leca®
Volume de material utilizado: 4200 m3

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