Blocos Leca® asseguram desempenho e reduzem custos em escola de Gibraltar

Blocos Leca® asseguram desempenho e reduzem custos em escola de Gibraltar

Os blocos Isoargila®, de betão leve de agregados de argila expandida Leca®, produzidos pela empresa portuguesa Artebel, foram selecionados para a construção dos novos edifícios das escolas Westside e Bayside, em Gibraltar. A performance técnica e a redução de custos foram os principais argumentos para esta escolha.

Dois grandes edifícios arredondados com um amplo pátio central comum, onde se localiza a biblioteca, compõem o complexo escolar Westside e Bayside, em Queensway, em Gibraltar. Desenhado pelo atelier
de arquitetura GCArchitects, todo o projeto foi pensado para reduzir a pegada de carbono das escolas, que acolhem 200 professores e mais de 2800 alunos.
Sendo o isolamento um elemento determinante na eficiência energética e, portanto, no impacto ambiental dos edifícios, o projetista e o construtor procuraram soluções que permitissem criar uma estrutura com elevado desempenho técnico.

Foi neste contexto que surgiu a possibilidade de aplicar na construção das paredes dos edifícios blocos alveolados Isoargila® de betão leve de agregados de argila expandida Leca®, produzidos pela Artebel. “O material não foi prescrito em projeto. Foi apresentado à empresa Casais e, por conseguinte, aos projetistas, como uma alternativa e uma solução tecnicamente evoluída, com excelentes desempenhos técnicos — acústico, térmico e corta-fogo —, proporcionando no final uma construção mais económica”, resume Nuno Resende, engenheiro responsável pelo gabinete técnico da Artebel.

Melhor desempenho e redução de custos
No total, foram aplicadas cerca de 430 mil unidades das várias tipologias de blocos Isoargila® na construção dos vários edifícios do complexo escolar Westside e Bayside. “Ao optar por esta solução, substituiu- -se panos duplos de paredes cerâmicas, com isolamento acústico na caixa de ar, por apenas uma parede simples de Isoargila®, sem necessidade de recorrer à aplicação de mais nenhum material de isolamento”, detalha Nuno Resende. Uma solução que, sem prejudicar o desempenho térmico-acústico, permitiu reduzir os custos do projeto.

Aposta na construção sustentável
As escolas Westside e Bayside foram uma das iniciativas finalistas da edição de 2020 dos Gibraltar Sustainability Awards, na categoria de planeamento, design e construção sustentável. A preocupação com o impacto ambiental das escolas está presente desde a fase de projeto. Os edifícios têm grandes claraboias de vidro que maximizam a luz natural no interior e persianas externas que permitem a gestão da luz solar direta. Existem diversos terraços e uma cobertura verde, que captam a água das chuvas, usada para regar as zonas ajardinadas. Foram ainda instalados painéis fotovoltaicos que produzem energia limpa usada para a iluminação do complexo. Adicionalmente, a escola cultiva junto de alunos e professores uma cultura de respeito pelo meio ambiente. É incentivada a deslocação a pé ou de bicicleta para as aulas, assim como a reciclagem de resíduos e o uso de garrafas reutilizáveis, que podem ser cheias nas várias fontes existentes no recinto.

Informações do projeto


Obra: Complexo de escolas Westside e Bayside
Promotor: Governo de Gibraltar
Gestor de projeto: Carduus
Construtor: Grupo Casais
Arquiteto: GCArchitects
Produtos Artebel aplicados: Isoargila® 15, Isoargila® 20 e Isoargila® 25
Quantidade aplicada: aproximadamente 430 mil unidades