Produção

Muitas vezes as ideias simples duram mais. O agregado leve Leca® é fabricado a partir de argila recém extraída e produzido em forno a altas temperaturas, precedido de um pré-tratamento. Um metro cúbico de argila permite produzir cinco metros cúbicos de agregado natural, durável, com aplicações diversas: desde camada protectora em vasos de flores até betão estrutural em elementos para plataformas, nos difíceis mares do Norte. 
O foco foi sempre colocado num processo produtivo eficiente e engenhoso que produza, tanto quanto possível, um mínimo de resíduos. Todas as instalações de produção têm implementado um rigoroso controlo de qualidade, garantindo assim produtos de alta qualidade, com o mínimo de impacto ambiental.


O processo de produção: da argila ao agregado leve

O processo de produção: da argila ao agregado leve

O agregado leve Leca® sofre uma série de processos, desde a extracção da argila até ao produto final, que pode ser embalado em sacos ou transportado a granel em camiões. Conheça os oito passos do ciclo de produção.

Agregado leve Leca®  – argila plástica e materiais de substituição

Agregado leve Leca® – argila plástica e materiais de substituição

A produção de agregados leves Leca® é feita, em geral, nos países onde o produto é vendido. Em Portugal, a fábrica está localizada em Avelar, a meia distância entre Condeixa e Tomar, onde os depósitos de argila apresentam uma excelente qualidade.

qualidade e ambiente

Certificação Qualidade & Ambiente

A atividade da Leca Portugal é certificada de acordo com as normas ISO 9001 e ISO 14001. O agregado leve de argila expandida Leca® possui a "Declaração Ambiental de Produto" - (DAP) desde Dezembro de 2017, válida para os próximos 5 anos

 

Economia circular e processo de combustão

Economia circular e processo de combustão

A fábrica de Hinge tem três fornos ativos que produzem 200 mil m3 de agregados leves, cada um, por ano - num volume total de 600.000 m3. Claro que isto requer muito combustível pois os fornos rotativos trabalham a 400 graus, na parte de secagem do forno, e a 1150 graus no forno de queima. Os fornos funcionam praticamente 24 horas por dia, 365 dias por ano. 

Instalações de recuperação de calor na fábrica de Kuusankoski

Recuperação de calor na fábrica de Kuusankoski - Finlândia

A fábrica finlandesa da Leca em Kuusankoski é o único produtor de agregados leves do país. A partir daí, o agregado leve é vendido em todo o país e a produtores de blocos leves, incluindo a fábrica de blocos Oitti da Leca Finlândia.