Drenagem de Campos de Futebol

Campo de Futebol A.C.A em Avelar.



Drenagem de Campos de Futebol

 

Campos Desportivos com relvados sintéticos

Nos campos desportivos o tipo de argila expandida utilizada é a Geo Leca®.

Descrição Geral

A Geo Leca® é um material de aterro por excelência. Pelas suas múltiplas características é utilizada em toda a Europa.

Na Europa do Norte, concretamente na Dinamarca, Suécia e Noruega, a Geo Leca® tem sido aplicada com sucesso em campos de futebol.

A solução Geo Leca® destaca-se relativamente às soluções tradicionais pela capacidade de drenagem e infiltração da água no solo, a capacidade de compactação e, no caso da relva sintética, simula um relvado natural devido ao facto da base ser mais flexível e favorável à absorção de impactos.

A Geo Leca®, pode ser transportada a granel em camiões normais de 60m3 ou em camião cisterna para ser bombada.

Na figura seguinte é mostrado um corte típico de um Campo de Futebol com relva artificial.

 

Drenagem de campos desportivos

 

- Compactável e drenante

- Resistência à deformação

- Baixa Densidade

- Inerte quimicamente e biologicamente resistente.

- Elevada capacidade de isolamento, não absorvendo calor

- Não combustível

- Hidrófila

- Menores custos de transporte e instalação

- Facilidade de manutenção

- Solução sustentável

- Maior absorção da energia de impacto em caso de queda do jogador (menor risco de lesões)

 

Vantagens

- A grande vantagem da utilização da Geo Leca® em Campos de Futebol, reside no facto de ser possível compactar o material, o que não acontece com a brita, sem alterar significativamente a sua capacidade drenante, quer se utilize relva natural ou relva artificial.

- A solução da Geo Leca® em campos de futebol com relva sintética, evita o uso de uma base em betuminoso assente sobre uma sub-base de material compactado, geralmente “toutvenant”.

- Sendo uma solução drenante, o tradicional sistema de drenagem pode ser evitado, forçando assim, a infiltração da água da chuva no solo, em vez de ser conduzida para uma linha de água.

- O campo assim construído, assume-se como uma solução ambientalmente sustentável, considerando ainda a possibilidade de reutilização do material em caso de demolição futura.

- Resistente à deformação

- Depois de compactada, a camada de base é perfeitamente estável e resistente às diversas solicitações introduzidas num Campo de Futebol.

- Não combustível

- Quanto à reação ao fogo, o material de enchimento classifica-se como A1, sendo totalmente incombustível.

- Inerte quimicamente e biologicamente resistente.

- Por ser um material cerâmico e mineral é quimicamente inerte e resistente a ataques biológicos estando assim a sua durabilidade assegurada.

 

Baixa densidade

Devido à baixa baridade e mesmo depois de compactada, a camada de enchimento executada com a Geo Leca® solicita as camadas subjacentes do terreno com tensões inferiores às da solução tradicional, sendo neste caso especialmente vantajosa na construção de recintos desportivos cujas camadas inferiores do terreno sejam “moles” diminuindo assim a necessidade de compactação do terreno natural e diminuindo a probabilidade de deformação.

 

Elevada capacidade de isolamento

Dadas as características de isolamento térmico, lambda=0.11 W/mºC, quando utilizada em climas frios e quando em combinação com um sistema de aquecimento, evita a formação de gelo sobre o relvado, aumentando assim a longevidade da relva e a possibilidade de sua utilização em épocas de mais frio. Em climas quentes reduz o aquecimento da superfície por não absorver calor.

 

Hidrófila

A capacidade de reter a água dentro da estrutura multicelular da Geo Leca® diminui a probabilidade do aparecimento de doenças, isto porque o substrato não possui água livre. No entanto, quanto aplicada em relvados naturais, a Geo Leca® transfere humidade para as raízes da relva diminuindo as necessidades de água de rega.

 

Baixos custos de transporte e instalação

Devido à baixa densidade, o material pode ser transportado em quantidades até 60m3, quer em transportes normais, quer em camiões cisterna para ser bombado.

A instalação do material é efetuada com o equipamento tradicional, máquinas de lagartas ou pneus, e cilindros. O consumo energético dos equipamentos é moderadamente proporcional à densidade da Geo Leca®.