Coberturas ajardinadas



coberturas ajardinadas

 

As Coberturas Ajardinadas são cada vez mais uma opção dos projetistas que procuram soluções de construção sustentável e que contrariem a tendência de aquecimento global do planeta e em particular das cidades.  

 

O risco de inundações provocado pelas chuvadas intensas e em curto espaço de tempo (resultado das mudanças climáticas), o excesso de fontes de produção de CO2 e o elevado deficit de vegetação que o consuma e transforme, são algumas das razões que levam a considerar a criação de espaços verdes nas coberturas dos edifícios das cidades.

 

Quais as vantagens da aplicação de argila expandida Leca® em coberturas ajardinadas?

 

ISOLAMENTO

Misturada com o substrato, as suas propriedades isolantes permitem proteger a vegetação dos choques térmicos, favorecendo o seu enraizamento e oxigenação.

 

DRENAGEM

Aumenta a capacidade de drenagem da água.

 

LEVEZA

Confere leveza à cobertura, reduzindo as sobrecargas na estrutura.

 

CONFORTO TÉRMICO E ACÚSTICO

Ajuda a regular a humidade e a melhorar o conforto térmico e acústico dos edifícios.

 

FACILIDADE DE APLICAÇÃO

A argila expandida Leca® é um produto fácil de aplicar e manipular.

 

Veja alguns exemplos de projetos de coberturas ajardinadas. Para mais informações contacte-nos ou descarregue a brochura.

 

brochura_cob_ajardinadas.jpg

 

 

QUAIS AS VANTAGENS DAS COBERTURAS AJARDINADAS?

 

Redução do efeito de “ilha urbana de calor”
Devido às construções, as cidades retêm o calor e registam temperaturas-ambiente que podem superar em 10ºC a temperatura ambiente dos arredores mais arborizados. As coberturas ajardinadas contribuem para reduzir este fenómeno.

 

Redução do caudal de escoamento de águas pluviais
As coberturas ajardinadas podem reter entre 50 a 60% do total anual de águas pluviais que caem sobre a cobertura dum edifício. Mas mais importante que isso, uma cobertura ajardinada pode reter, na primeira hora de tempestade, entre 90 e 100% da pluviosidade. Isto é muito importante quando pretendemos controlar cheias e inundações que resultam de elevadas quantidades de precipitação num reduzido espaço de tempo. 

 

Melhora a qualidade da água encaminhada para os sistemas de drenagem
As coberturas ajardinadas filtram a água da chuva e contribuem para uma melhor qualidade das águas que são lançadas no meio ambiente.


Melhora a qualidade do ar nas cidades 
Segundo estudos levados a cabo nos EUA, “um metro quadrado de cobertura ajardinada pode remover 0,2 kg de partículas suspensas no ar”, contribuindo assim para a melhoria das condições respiratórias das pessoas.


Aumenta o nível de isolamento térmico do edifício

Apesar de não ser possível calcular o valor de U (coeficiente de transmissão térmica) duma cobertura ajardinada, é unanimemente reconhecido que ela contribui para aumentar o conforto térmico no interior do edifício, sobretudo pela camada de agregado leve de argila expandida Leca® que a constitui.

 

Melhora o conforto acústico 
O ruído provocado pelo tráfego de veículos, incluindo aviões, é substancialmente reduzido. A combinação de argila expandida Leca®, solo e plantas constitui uma barreira sonora eficaz, sendo as ondas sonoras absorvidas, refletidas e defletidas. Enquanto o substrato é eficaz nas baixas frequências, as plantas são eficazes nas altas frequências.