Terraplenos



t4erraplenos

A capacidade da Geo Leca® em reduzir os assentamentos oferece enormes benefícios na construção ou alargamento de estradas, ou na execução de aterros chegando mesmo, em alguns casos, a eliminar completamente os períodos de assentamento.

A construção de aterros sobre depósitos de solos fracos e compressíveis, onde o carregamento do aterro faz com que haja consolidação do solo e assentamentos é comum. Dependendo da altura do aterro, da profundidade do depósito de solo fraco e das propriedades de consolidação dos estratos do solo, os assentamentos totais podem ser muito elevados e dar origem a problemas graves de uniformidade, desempenho funcional e durabilidade da estrada.


Existem várias formas de ultrapassar o problema, tais como pré-carregamento do solo, estabilização com estacas de pedra, etc., mas todas estas técnicas são demoradas e muito dispendiosas. Ao aligeirar o aterro com agregado leve Geo Leca®, a necessidade de reforço do subsolo e a ocorrência de assentamentos diferidos podem ser reduzidos ou mesmo eliminados. Além disso, a capacidade de drenagem da construção é bastante melhorada e os esforços sobre os taludes laterais são substancialmente reduzidos.


Os enchimentos podem ser feitos de duas formas: sem compensação de carga (A e B) e com compensação de carga (C e D):