Muros de contenção



muros contencao

Devido ao seu reduzido peso volúmico e ao seu elevado ângulo de atrito, a utilização de Geo Leca® permite reduzir os impulsos no tardoz dos muros de suporte, o que permite aproveitar estruturas pré-existentes, executar estruturas novas com menores secções e – graças à possibilidade de bombagem – intervir em zonas de difícil acesso.

Nos aterros contíguos a estruturas fundadas por estacas – caso dos encontros de pontes – a utilização de um aterro leve Geo Leca® permite ainda reduzir a ocorrência de assentamentos diferenciais.

 

Muros de contenção

Geo Leca

Ao construir um cais, por vezes as condições de terreno costumam exigir o uso de enchimentos mais leves para proteger as estruturas contra deslizamentos ou deformações. Uma série de estruturas de acostagem foram construídas nos últimos anos usando enchimentos de agregados leves de argila expandida Leca®.

 

Cais

Esta solução ser usada com vantagem em muitos projetos de cais de acostagem de embarcações como substituição de preenchimento em estruturas sólidas de ancoragem, quando as águas do cais são dragadas para maiores profundidades. A Leca® não só tem um peso unitário muito baixo, mas também tem uma flutuabilidade mínima, tornando-a particularmente adequada para o enchimento diretamente na água. Ao depositar o agregado diretamente no local a partir de um barco devidamente equipado com meios próprios de descarga, a rapidez de execução da tarefa pode conduzir a produtividades entre os 250-300 m3/hora.